O que é Marketing Jurídico para Advogados

O marketing jurídico é a maneira de divulgar a marca de um advogado ou escritório de advocacia, seja online ou não.
Hoje, com o marketing digital ficou muito mais fácil destacar os seus serviços, ainda que não seja permitido pela OAB fazer publicidade focada apenas em comercializar os serviços de um advogado.

No entanto, através do marketing digital é possível criar conteúdo informacional que é permitido pelo código dos advogados no Brasil, e com isso, atrair o seu público-alvo.
Aprenda neste post como o marketing jurídico para advogados funciona e como você pode fazê-lo hoje!

O que é Marketing Jurídico?
O marketing jurídico é um conjunto de estratégias voltadas aos advogados e seus escritórios para atrair clientes e fidelizá-los.
O marketing digital jurídico se concentra mais em todas as estratégias do marketing online: SEO, Redes sociais, site, blog, vídeos…
Essas estratégias podem ser implementadas pelo próprio escritório ou terceirizadas por uma agência de marketing digital.

O que é Marketing Digital para Advogados?
O marketing digital para advogados é uma especialidade do marketing jurídico focada principalmente nos canais online.
Essa estratégia é especialmente relevante para advogados individuais, que não possuem um escritório de advocacia, ainda que também possa ser feito neste último caso.
O marketing digital jurídico surge da necessidade de se distinguir dos advogados, dada a massificação do setor e a sua globalização.

Por meio do marketing, os advogados conseguem atrair clientes por meio de conteúdo de qualidade, retê-los pessoalmente e aumentar o valor de sua marca.
As estratégias de marketing para advogados online começam a crescer após o deslocamento de potenciais clientes para o meio digital.

Quando antes ninguém pensava em encontrar um advogado online, agora é a forma mais comum.
O marketing jurídico geralmente é terceirizado para uma agência de marketing especializada.
O que é uma ótima opção para advogados que não possuem tempo ou até mesmo não sabem como divulgar sua marca online.

Plano de Marketing Jurídico para Advogados
O Plano de Marketing Jurídico é igual a outros tipos de planos de marketing, causando muito mais impacto na especialidade do setor.

É um documento explicativo onde começamos por analisar a situação atual, definimos o público-alvo, definindo objetivos e marcando os passos para atingir esses objetivos com algumas estratégias.
Recomenda-se que o plano de marketing de um escritório de advocacia seja realizado ou supervisionado por uma agência de marketing.

Assim, é garantido que não haja erros, e seja possível focar no plano de marketing desde início com estratégias bem elaboradas.

Situação inicial do escritório de advocacia
Deve-se analisar a situação da empresa no mercado em geral, em seu setor e o que a concorrência está fazendo. É preciso ver isso de uma perspectiva tradicional e também digital.

É fundamental saber quais os meios de atingir os objetivos, quais são necessários e quais são os concorrentes.
É hora de saber qual autoridade o domínio tem, quanto tráfego o site tem, quantos seguidores eles têm nas redes sociais, quantos leads eles capturam por email… se o objetivo for melhorar o marketing digital para advogados.

Público-alvo de marketing jurídico
O público-alvo de um escritório de advocacia pode ser um cliente corporativo ou um cliente individual, mudando completamente o cenário.

O cliente corporativo é muito mais complicado de impactar, mas muito mais lucrativo. O cliente individual é mais fácil de impactar, mas sua lucratividade é menor. Você tem que decidir quais são os melhores clientes para o seu escritório.

Quer você escolha um público-alvo corporativo ou individual, será necessário realizar uma jornada do cliente para estabelecer um funil de conversão.
Será necessário criar conteúdo para cada uma das fases que um cliente em potencial passa. Por meio dessas fases, o cliente construirá confiança na marca.

Definição e objetivos de marketing para advogados
Uma vez que você sabe como está sua posição no setor, como está a concorrência, e qual é o público-alvo, deve-se estabelecer uma série de objetivos para o escritório de advocacia.

Você pode ter objetivos como:
● Receber 1000 visitas no seu blog de advocacia por mês
● Ser contratado por 5% dos clientes em potencial que visitam o seu site
● Publicar nas redes sociais semanalmente e virar uma autoridade entre seus seguidores
● Aumentar o lucro do seu escritório em %10 no primeiro ano fazendo marketing digital

Esses e outros objetivos que vão surgindo com o tempo podem ajudá-lo a guiar suas estratégias para alcançar suas metas e ter mais lucro com os seus serviços.

Estratégias de promoção para advogados online
Uma vez que os objetivos são conhecidos, é hora de escolher as estratégias necessárias para alcançá-los.
Hoje em dia, se querem encontrar clientes, não podem usar plataformas online simplesmente para dizer que as possuem.

É necessário ter um plano sólido para que as estratégias deem certo. Isso inclui um cronograma de postagem, seja em um blog ou nas redes sociais.
Possuir um perfil atualizado no Google Meu Negócio, e ainda, manter todas as plataformas online ativas com conteúdo de qualidade.

É por esse motivo, que o auxílio de uma agência de marketing digital como a DUNA pode ajudar você, como advogado, a conquistar seus clientes através do marketing digital, sem que você tenha que se estressar com isso.
Criar conteúdo e ao mesmo tempo exercer sua profissão é uma tarefa difícil, que pode ser facilitada ao terceirizar suas estratégias de marketing digital.

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3 Dicas de marketing para advogados
Se você quiser arriscar e tentar fazer o marketing digital por conta própria, nós ainda podemos te ajudar!

Vamos te contar 3 dicas de marketing jurídico para que você mesmo possa colocá-las em prática:
1. Crie conteúdo com base no seu conhecimento
Você pode tentar viver de recomendações boca a boca, mas graças ao marketing digital você pode amplificar o efeito disso. Simplesmente anunciando seu bom trabalho, você pode atrair mais clientes.

Use as redes sociais para divulgar o seu conhecimento, sem necessariamente comercializar os seus serviços, o que não é permitido pela OAB.
Foque no marketing de conteúdo e veja como você pode ajudar as pessoas encontrarem a solução certa para seus problemas!

2. Esforce-se para conquistar clientes
Dedique uma parte do seu tempo para conseguir clientes. Você não pode passar o dia todo fazendo trabalhos jurídicos, deve dedicar algum tempo ao marketing jurídico digital: atualize suas redes sociais, blog, perfil do Google Meu Negócio etc.

3. Faça networking
Comece a se conectar com os advogados mais conceituados, pois eles sempre podem ser fontes de referências.
Você pode usar o LinkedIn para conhecer outros advogados e se aproximar deles, isso pode ajudá-lo a ser indicado para novos clientes.

Conclusão
Se você precisa de uma agência de marketing digital para advogados, pode contar conosco.
Somos especialistas em gerenciar redes sociais e blogs de advogados e escritórios de advocacia.
Se a empresa também tiver um endereço físico, também usamos o poder da listagem do Google Meu Negócio para fazer SEO local, e te ajudar ainda mais!

Se quiser usar o marketing jurídico digital para crescer, conte com a ajuda da Agência de Marketing Digital DUNA.
Oferecemos serviços de gestão de redes sociais, marketing de conteúdo para blogs, SEO, e muito mais!
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