A vistoria anual do Detran-RJ está enfim extinta. Promessa de campanha do então candidato Wilson Witzel e tornado lei nos últimos dias de mandato de Francisco Dornelles, o fim da inspeção veicular foi confirmado nesta terça-feira (8) pelo vice-governador Cláudio Castro.
Castro afirma que em uma semana o Detran terá ajustado seu banco de dados. Em nota, o departamento afirma que nos próximos dias todas as informações serão divulgadas. “Garantindo segurança e desburocratização aos quase 7,5 milhões de proprietários de veículos”, frisa.
Sobre a questão dos proprietários de veículos que não realizaram a vistoria de 2018, cujo último prazo venceu em setembro, o Detran esclarece que todos os procedimentos de regularização iniciados no próprio ano de 2018 estão sendo realizados normalmente.
“Porém, os usuários que esperaram 2019 para efetuar a sua regularização precisam esperar alguns dias, já que o sistema de cobrança da instituição financeira leva este tempo para se adequar às novas taxas instituídas para o ano corrente”, ressalta o órgão.
O calendário de pagamento do IPVA está mantido – a primeira parcela ou a cota única começam a vencer dia 21.
Redução gradual
Agora estendida para todos os veículos, a dispensa de vistoria já contemplava veículos novos – donos de automóveis com até cinco anos de fabricação só precisavam ir a um posto do Detran com o IPVA pago, apresentar documentos simples e sair com o CRLV válido.