Um dos tópicos de marketing digital mais comentados é a geração de leads, e por boas razões. Para uma empresa prosperar, ela sempre precisa buscar novos leads de vendas.
Às vezes, pode parecer que há um limite para o que uma empresa pode alcançar em termos de novos clientes.
E embora isso possa ser verdade para outbound marketing, existem outras maneiras de gerar leads.
A geração de leads é uma questão diferente no inbound marketing. Descubra por que isso acontece e como você pode aproveitar.
Afinal, o que é geração de leads?
Antes de explorar mais sobre esse tópico, vamos ver como a geração de leads funciona no inbound marketing.
Um lead é simplesmente uma pessoa que demonstrou algum grau de interesse em sua empresa ou em seu produto.
Como você registra esse interesse? De várias maneiras, embora mais comumente por meio de sua rede social ou site.
Basicamente, uma pessoa se torna um lead quando mostra interesse deixando seus detalhes de contato.
É possível qualificar ainda mais seus leads, se você achar que vale a pena aumentar as taxas de conversão. Nutrir leads até que eles comprem ou convertam vem depois da geração de leads.
Leads mais qualificados levarão a conversões mais altas, mas ainda necessita de um certo equilíbrio.
Por exemplo, você terá o dobro de clientes convertendo 10% de 100 leads relativamente frios do que convertendo 100% dos 5 leads mais quentes.
Como o foco na geração de leads compensa?
A geração de leads é extremamente importante para as empresas, caso contrário elas terão que expandir por outros meios.
Alguns profissionais de marketing dirão que a geração de leads é muito cara. Mas isso só é verdade se você fizer isso da maneira errada. A geração de leads de entrada pode ser muito econômica.
Como mencionado, permite que as empresas gerem leads qualificados com muito mais probabilidade de se converterem em clientes.
Melhores táticas de geração de leads
Embora o gerenciamento de rede social como por exemplo o gerenciamento do linkedin, e o marketing de conteúdo funcionem para a geração de leads, as duas táticas a seguir podem fazer uma imensa diferença.
Landing pages
Inicialmente criado para marketing online, o fato de alguém ter que acessar uma página faz das landing pages uma ferramenta de inbound marketing.
O objetivo principal de uma landing page é coletar leads com um formulário de captura de dados.
Por exemplo, um consumidor pode acessar uma das páginas de destino da sua empresa para avaliar uma oferta e decidir aceitar ou recusar.
Esta não é uma oferta para comprar seu produto (ainda), mas algo valioso (geralmente oferecido gratuitamente) em troca de deixar um endereço de e-mail. Se o fizerem, eles sinalizaram seu interesse e se tornaram um lead.
Chatbots
Ferramentas cada vez mais úteis no marketing digital, os chatbots são programas de IA projetados para emular o chat ao vivo com os compradores.
A versatilidade do chatbot inclui usos de geração de leads. Ao interagir com um comprador, um chatbot pode coletar dados e monitorar o comportamento do cliente.
A empresa por trás do chatbot pode usar as informações para se relacionar com a mentalidade de clientes e leads em potencial.
Embora nem sempre sejam usados como uma ferramenta de geração de leads, os chatbots são econômicos e lentamente se tornam populares.
Redes sociais
As redes sociais nos últimos anos se tornaram uma fonte valiosa para geração de leads, além de serem um ótimo meio de comunicação com os clientes!
Para geração de leads, essas plataformas servem como uma espécie de ponte para criar um relacionamento com os clientes e criar uma imagem de autoridade e confiança.
Através de uma empresa que cuida de redes sociais, é possível ter conteúdo personalizado, acesso a dados sobre os leads e o público da plataforma, e muito mais!
Artes para redes sociais – Descubra mais sobre o gerenciamento de redes visitando o site da Agência de Marketing Digital.
Os 5 tipos de geração de leads que você deve implementar
Ultimamente o tópico de marketing/geração de leads tem prevalecido, principalmente a maneira com que as pessoas as implementam.
Embora existam muitas maneiras de categorizar e definir diferentes estratégias de geração de leads, acho que todas as estratégias se enquadram em uma das cinco categorias principais:
- Marketing Digital de Conteúdo (blogs, podcasts, etc.)
- Publicidade (PPC, banners, patrocínio de um evento etc.)
- Referências (recomendações de clientes existentes e outras pessoas)
- Outbound
- Parcerias (marketing de afiliados, etc.)
Cada um tem vantagens e desvantagens.
Em um mundo ideal, você estaria implementando estratégias que se enquadram na maioria ou em todas as cinco categorias.
Quanto mais canais você tiver para adquirir novos leads e clientes, mais saudável será o seu negócio.
Mas a realidade é que a maioria dos empreendedores e pequenas empresas não têm recursos para buscar várias estratégias ao mesmo tempo.
Muitas pequenas empresas sobrevivem apenas com referências. Mas hoje em dia, com as plataformas de rede social, é possível ampliar o número de clientes sem gastar muito.
Através da criação de conteúdo e constante engajamento com os clientes nas redes sociais é possível gerar leads e realizar mais vendas.
O marketing de conteúdo é um investimento de longo prazo, mas se feito de maneira eficaz, se torna muito mais fácil ser reconhecido no seu setor de mercado.
E dessa maneira, a geração de leads se torna muito mais simples.
Devido ao crescimento da internet, crescer um negócio do zero se tornou mais fácil.
Através de gestão de tráfego pago, referências do público que comentam online sobre seus produtos e parcerias com outras empresas e influenciadores, a geração de leads se tornou mais atingível.
Confira nossos serviços de digital marketing no site e descubra como mudar a estratégia do seu negócio para gerar mais leads!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital para pequenas e médias empresas oferece planos de Agência de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais instagram e gestão de redes sociais planos e valores e pacotes.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram gestão de instagram, e linkedin, com gestão de tráfego pago Digital.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais agência e gestão de mídias e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Digital Marketing Agency near me
Social Media management
Não deixe de clicar nos links para mais informações!