O Digital Marketing não é uma prática de negócios em que você simplesmente começa a “bombardear” seus clientes com comerciais aleatórios ou anúncios chamativos.
É um processo complexo que exige etapas diferentes para atingir seus objetivos. Então, como você comercializa o seu negócio? Claro, você só pode fazer isso com um planejamento bem elaborado.
Em outras palavras, você comercializa sua empresa e cria reconhecimento de marca executando uma campanha de marketing bem-sucedida.
No entanto, a questão é: como lançar uma campanha de marketing digital? É exatamente isso que vamos discutir neste artigo.
O que é uma Campanha de Marketing?
Uma campanha de marketing, em palavras mais simples, é um curso de ação que uma empresa adota para comercializar/promover uma marca, produto ou serviço.
A empresa que executa uma campanha de marketing pode usar vários canais de marketing (como social media, anúncios de TV, anúncios de jornal, outdoors etc.) ao mesmo tempo. No entanto, aqui está algo muito importante;
- Uma campanha de marketing não é o mesmo que uma estratégia de marketing. Estratégia de marketing é um termo completamente diferente; é o plano geral de ação de uma empresa para atender às suas necessidades de marketing.
Uma campanha de marketing, por outro lado, faz parte da estratégia de marketing de uma empresa/marca.
- Qualquer campanha de marketing geralmente acaba com as atividades de marketing existentes.
- Existe um orçamento específico para uma campanha de marketing.
- Sempre visa um resultado definido/desejado.
- Mais importante ainda, tem uma data de início e término.
Então, esta foi a introdução básica de uma campanha de marketing. Vamos para nossa próxima seção; como executar uma campanha de marketing para o seu negócio.
7 etapas para executar uma campanha de marketing de sucesso para o seu negócio
- Defina suas metas de campanha
Como mencionamos anteriormente, uma empresa executa uma campanha de marketing para atingir alguns objetivos organizacionais.
Isso significa que a primeira etapa do processo é determinar o que você deseja realizar com sua campanha.
Um erro comum que os profissionais de marketing cometem neste estágio é definir metas gerais. Por exemplo, “queremos aumentar nosso lucro com esta campanha de marketing” é um objetivo vago ou geral.
Por outro lado, “com esta campanha queremos aumentar as nossas vendas em 20% nos próximos dois meses”, este é um objetivo mais específico. As empresas geralmente executam campanhas de marketing para;
- Gerar mais leads
- Ganhar uma boa publicidade
- Criar reconhecimento de marca
- Aumentar as vendas
- Melhorar a retenção de clientes
- Obter feedback dos clientes
- Lançar um novo produto ou serviço
- Conheça seu público-alvo
Se você está apenas começando seu negócio ou lançando um novo produto para sua base de clientes existente, você precisa fazer uma lição de casa completa sobre quem você está direcionando.
Por exemplo, se você está começando um novo negócio, precisa entender o que seu público-alvo realmente precisa. Eles realmente precisam do seu produto ou você está apenas tentando “forçar” isso?
Por outro lado, se você está lançando um novo produto/serviço, tentando incentivar clientes recorrentes ou criar reconhecimento de marca, você precisa estudar minuciosamente seus clientes atuais.
Aqui estão alguns fatores importantes que você deve considerar ao entender seu público-alvo.
- Faixa de renda
- Preferências
- Necessidades
- Interesses
- Idade
- Gênero
- Padrões de compra
- Nível de educação
- Defina o orçamento da sua campanha
Uma grande ideia é sempre prática; fácil de implementar. Se você teve uma ideia, mas sua implementação está fora do seu alcance financeiro, é inútil.
Além disso, você precisa considerar o ROI esperado de sua campanha de marketing.
Outro fator importante que precisa ser considerado é o poder de compra do seu público.
Você precisa identificar quanto seu cliente médio gasta. Em poucas palavras, uma campanha de marketing bem-sucedida sempre visa um bom ROI (retorno do investimento).
O ROI pode ser na forma de mais leads, melhor reconhecimento da marca, retenção de clientes etc.
- Escolha seus canais de comunicação
A seleção de canais de comunicação para executar sua campanha de marketing depende do seu público-alvo.
Uma campanha de marketing pode usar um ou vários canais de comunicação, dependendo dos objetivos da campanha. No entanto, você precisa ter certeza sobre essas duas coisas;
- Qual canal de comunicação seu público-alvo mais utiliza?
- Você tem recursos suficientes para comercializar seus produtos/marcas em canais de comunicação específicos?
Ao saber a resposta para essas perguntas você pode definir seus canais de comunicação
- Projete seu conteúdo
Agora que você conhece seu público-alvo, é hora de decidir: “Como você deseja comunicar sua mensagem ao seu público”?
Sua mensagem deve ressoar com seu público. Deve falar com suas preferências, interesses, necessidades, experiências, problemas, etc.
Mais importante, você tem que falar sobre como seu produto/serviço pode ajudá-los. Não comece a pregar as especificações do seu produto.
Em vez disso, concentre-se em seus benefícios para seus clientes em potencial.
Aqui estão algumas dicas para projetar sua mensagem:
- Seja preciso; diga mais em menos palavras
- Use imagens cativantes e impactantes em sua mensagem
- Sempre use uma opção de CTA (chamada para ação).
- Fale sobre os benefícios do produto.
- Destaque descontos, promoções, ofertas, etc.(se houver)
- Execute e monitore sua campanha
Agora, é hora de você implementar o que planejou; lançar sua campanha de marketing.
No entanto, seu trabalho não termina aqui. Sim, você lançou sua campanha, mas é igualmente importante monitorá-la regularmente.
Claro, você pretende atingir seus objetivos organizacionais com sua campanha de marketing.
Portanto, você precisa monitorar como as coisas estão funcionando. Está tudo se movendo conforme o planejado? Existem discrepâncias?
É melhor definir marcos em sua campanha de marketing do que esperar pelos resultados finais.
- Analise seus resultados
Se você atingiu um marco ou data de término predeterminada de sua campanha, é hora de analisar os resultados.
Obviamente, você irá comparar os resultados finais com o que planejou no início. Se a sua campanha alcançou o que você queria ou mesmo perto disso, então é uma campanha de sucesso.
Ainda assim, você precisa fazer outras perguntas importantes, como:
- Qual prática/tática/ação foi mais útil para atingir a meta?
- Quais foram as brechas em sua campanha de marketing geral?
- Como seus clientes responderam à sua campanha? Eles gostaram? Se não gostaram, o que deu errado?
- Você fez alguma suposição errada durante o estágio de planejamento ou implementação?
- Você vai repetir uma campanha de marketing semelhante?
Todas essas perguntas o ajudarão a melhorar suas campanhas de marketing no futuro, e dessa maneira você terá campanhas de marketing de sucesso.
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