Como deve ser o Instagram de um advogado na redes sociais?
Com a tecnologia em alta, o Instagram é um dos principais meios de fazer divulgação de algum tipo de serviço.
Além disso, ele é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente, sendo uma plataforma visual para compartilhamento, em sua grande maioria, de imagens e vídeos.
Mas, você sabe como deve ser o instagram de um advogado?
O marketing digital ajuda a estabelecer técnicas e ferramentas para que seja possível adotar a melhor estratégia para colocar todas as redes sociais, assim como o Instagram, em visibilidade.
O marketing digital jurídico, voltado apenas para serviços de advocacia, vai ajudar a estabelecer como deve ser o Instagram de um advogado.
Leia o texto para entender o que deve ser feito no Instagram de um advogado.
O marketing é um dos meios utilizados para divulgar um produto ou serviço com a intenção de alcançar e captar público, criando interesse pelos benefícios que aquela coisa oferece.
Por isso, criar um perfil no instagram é essencial dentro de uma boa estratégia de marketing, já que ele tem o poder de alcançar um público muito maior em muito menos tempo.
No marketing jurídico não é diferente. Apesar das regras impostas no código de ética da OAB, ele permite a divulgação (com ressalvas) dos serviços nas redes sociais.
Como saber o que deve ter no na gestão de Instagram de um advogado com o marketing jurídico digital?
Saiba para este serviço tem um preço de gerenciamento social media e planos gestão de Instagram.
Primeiro passo:
Entender que esse tipo de ação vai guiar as estratégias que devem ser implementadas nesses casos e aprender as técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas nesse caso.
Segundo passo:
A OAB dispõe de um código de ética rigoroso em relação à publicidade para advogados. Identifique os meios que podem ou não ser utilizados para realizar a divulgação dos serviços e NÃO infrinja as regras de ética da OAB.
Exemplo de algumas coisas que não podem ser feitas na publicidade jurídica:
– Anúncio de especialidades para as quais o profissional não possui títulos
– Divulgação de valores de honorários
– Prometer sucesso nas causas
Terceiro passo:
Depois de conhecer as técnicas, ferramentas e o código de ética, aplique tudo isso para desenvolver um conteúdo direcionado para o instagram, que chame atenção do público e ajuda a conquistar mais clientes.
Estratégias de marketing digital para o instagram:
Público-alvo
É muito importante identificar as pessoas que você quer atingir nas redes sociais, porque a partir disso, será possível criar conteúdos direcionados para o público que têm interesse nos serviços oferecidos por determinada conta. Soltar conteúdos aleatórios no instagram, ou em qualquer outra rede, é desperdício de tempo e recurso.
Vale muito mais a pena “perder” um pouco mais de tempo para identificar a persona do seu público. Além disso, existem ferramentas que ajudam a fazer esse trabalho.
Planejamento de conteúdo
Com o público-alvo identificado fica mais fácil de planejar o tipo de publicação que vai ser feita na conta. Planeje os temas, a ordem de publicação e os dias da semana em que eles vão ser colocados no seu perfil.
Muitos perfis usam a estratégia de compartilhar conteúdo todos os dias na semana. No caso da advocacia, não é necessário que sejam feitas publicações diárias, de 2 a 3 vezes por semana é suficiente.
Marketing de conteúdo
O perfil de um advogado precisa de conteúdos relevantes e de qualidade para atrair o cliente e fidelizá-lo. O marketing de conteúdo é uma estratégia que possui essa finalidade.
Além disso, os profissionais precisam passar autoridade sobre o assunto por meio dos conteúdos compartilhados. Assim, é possível que o público veja o advogado, ou o escritório, como referência, e contrate os serviços quando precisar, mesmo que não seja de imediato.
Arte da publicação
Invista na arte de capa, e nas subsequentes, nas publicações no instagram. Marketing de conteúdo também inclui a produção de artes de qualidade. A imagem é um meio de atrair a atenção das pessoas, e por isso é importante caprichar na sua produção.
O conteúdo que acompanha a imagem pode ser muito interessante, mas se a arte não prender a atenção da pessoa, é possível que ela nem chegue a ler o resto da informação.
Diversifique os formatos e tipos de publicações na sua rede.
O ideal para um instagram que trabalha com advocacia é que tenha publicações em formatos de:
– Stories
Serve para passar informações em tela cheia de forma rápida e fácil, e a publicação tem duração máxima de 24h.
– Feed estático
O modelo tradicional é uma forma simples e direta de passar o conteúdo para os usuários. Nela é compartilhada apenas uma imagem acompanhada de conteúdo textual
– Carrossel
As publicações em formato carrossel são aquelas em formato de álbum, que possuem mais de uma imagem, e, no geral, com conteúdo textual nas próprias imagens. Isso permite mais interação, e muitas vezes tem o poder de prender ainda mais a atenção do público.
– Reels
Os reels são mini-vídeos que podem vir cheios de efeitos, e tem o poder de atingir fortemente os usuários, já que atualmente as pessoas têm um interesse cada vez maior em conteúdo audiovisual.
O ideal para um instagram que trabalha com advocacia é que tenha publicações do tipo:
Lista
Problema/solução
Explicativo
Informativo
Esses são os principais formatos de publicações que precisam ser abordados nesses casos. Também é possível estudar o tipo de público que acessa o perfil e identificar se haveria um interesse maior em outros formatos de publicações.
Manter a conta apenas com um formato de conteúdo pode, em vez de atrair, expulsar os possíveis clientes, já que a conta é monótona e não gera interesse.
Hashtags
É uma das principais estratégias a serem utilizadas nas publicações do instagram. As hashtags são como palavras chaves que vão ajudar o seu conteúdo ir para um “banco” de publicações relacionadas àquele mesmo tema abordado.
Quando alguém for pesquisar sobre advocacia naquela plataforma, as # inseridas na legenda da postagem vão ajudar elas aparecerem para o público e aumentar a possibilidade de adquirir novos clientes para o escritório.
Instagram for Business
A versão comercial do Instagram possui algumas ferramentas específicas para auxiliar na gestão do marketing jurídico do seu escritório.
Com o Instagram Analytics, esse tipo de conta possibilita a análise de resultados dando acesso às métricas do perfil e conteúdo, obtidos em determinado período, ajudando a alcançar resultados melhores e identificar o que funciona ou não para o seu negócio.
Outra coisa que precisa estar presente no Instagram de um advogado são as informações de contato. Elas precisam estar claras e fáceis de serem acessadas, o Instagram for Business ajuda oferecendo a opção de informações de contato.
Além disso, facilita a criação de anúncios ou posts patrocinados pelo Instagram Ads.
Como deve ser o Instagram de um advogado
Dinâmico, informativo e atual.
Assim como os perfis das empresas de outros ramos, o Instagram de um advogado precisa ser diversificado e conseguir chamar atenção.
Mas, a diferença é que esse tipo de perfil não chama atenção pelo produto oferecido, ele chama a atenção pelo conteúdo disseminado, que consequentemente leva a adesão do serviço.
Utilizando o marketing jurídico digital, a identificação das estratégias, ferramentas, conteúdo e formato fica muito mais fácil para um advogado ter um perfil de sucesso na plataforma.
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