Governo do RS contrata 949 aposentados, reservistas e temporários para a Segurança Pública

Mais de 1,8 mil vagas foram abertas. Selecionados vão atuar em atividades administrativas e internas, e serviços como videomonitoramento e controle de tornozeleira eletrônica.


Por G1 RS

 

Uma das áreas de atuação dos novos contratados é a de videomonitoramento  (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)Uma das áreas de atuação dos novos contratados é a de videomonitoramento  (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Uma das áreas de atuação dos novos contratados é a de videomonitoramento (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quinta-feira (5) a contratação de 949 novos servidores. São aposentados, reservistas e temporários, que vão atuar na Brigada Militar, no Corpo de Bombeiros Militar, na Polícia Civil, na Superintendência dos Serviços Penitenciários e no Instituto-Geral de Perícias.

Foram abertas 1.804 vagas, e estes foram selecionados nos testes físicos, médicos, psicotécnicos, além de entrega de documentação necessária.

Os servidores vão trabalhar em atividades administrativas e internas, videomonitoramento, controle de tornozeleira eletrônica, patrulha escolar, policiamento comunitário, ambiental e fazendário, guarda externa de presídios, guarda de prédios públicos, ensino e treinamento, apoio às funções de bombeiro.

Essas contratações fazem parte de um conjunto de medidas que o governo conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa por Programa de Aposentados da Polícia Civil, Susepe e IGP, do Programa Soldado Temporário e do Programa Mais Efetivo – os dois últimos voltados para a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

“São profissionais experientes e egressos das Forças Armadas, plenamente capazes de executar as tarefas para as quais serão designados”, observa o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Ele acrescenta que as contratações vão possibilitar a liberação de servidores para atuar nas ruas.

Divisão dos servidores contratados

  • 31 servidores para a Polícia Civil;
  • 11 para o IGP;
  • 4 para a Susepe;
  • 267 militares reservista para a Brigada Militar;
  • 46 militares reservistas para o Corpo de Bombeiros Militar;
  • 502 soldados temporários para a Brigada Militar, egressos das Forças Armadas;
  • 88 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar, egressos das Forças Armadas.