As redes sociais e os aplicativos de mensagens revolucionaram a maneira com que nos comunicamos.
O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens atualmente com mais de 2 bilhões de usuários espalhadas pelo mundo.
Por isso, não é surpreendente que o WhatsApp esteja sendo usado para negócios.
Com um aplicativo específico para esse setor, o WhatsApp Business é uma ótima opção para empresas que buscam se comunicar com os clientes através dessa plataforma
Nesse artigo, veremos 10 maneiras de usar o WhatsApp em seus negócios.
Por que usar o WhatsApp em seus negócios?
Ter um aplicativo de mensagens como o WhatsApp como opção de contato para seus clientes facilita a comunicação entre eles e o seu negócio.
Como o WhatsApp é bastante utilizado, oferecer atendimento por essa plataforma é uma das maneiras mais eficazes de oferecer seus produtos e serviços ao público.
Iniciativas como o WhatsApp Business também ajudam a melhorar a comunicação do seu negócio com os clientes, expandindo suas possibilidades de venda.
Outros recursos como o Status e grupos de WhatsApp também podem ser úteis na hora de se aproximar do cliente e torná-los em clientes recorrentes.
É por esses motivos que o WhatsApp é uma ótima maneira de se comunicar com a sua clientela, ainda mais se sua empresa for pequena, já que o custo é praticamente zero.
Como usar o WhatsApp em seus negócios
- Atendimento ao cliente
O atendimento rápido é uma das principais razões pela qual os clientes continuarão comprando seus produtos.
Agora, oferecer um atendimento rápido pode ter suas dificuldades, dependendo do método que você está utilizando.
Mas usando o WhatsApp em seus negócios, esse atendimento se torna muito mais fácil, principalmente se você for uma empresa pequena, já que esse atendimento não custará nada do seu bolso.
Tudo que você precisa é de um celular com internet e o aplicativo do WhatsApp Business, a partir daí, é só informar aos seus clientes que o atendimento por WhatsApp está disponível.
- Suporte ao cliente
Outra forma de comunicação que o WhatsApp facilita é o suporte ao cliente.
Um de seus clientes teve problemas com um produto ou serviço? Facilite a vida dele dando instruções pelo WhatsApp de como solucionar isso.
Ademais, você pode dar orientações pelo WhatsApp para seus clientes, digamos que você trabalhe com conserto de computadores.
Se um de seus clientes está enfrentando um problema em que não é necessária uma visita técnica, você pode orientá-lo através do aplicativo.
Isso tornará sua empresa um recurso confiável com o qual os clientes podem contar e, quando precisarem de mais serviços, eles saberão que podem contar com você.
- Feedback
Com o WhatsApp fica fácil receber feedback dos clientes, você pode fazer perguntas para seus clientes sobre o que acharam do serviço ou produto.
Com o feedback que recebe de seus clientes, você pode responder às suas solicitações e melhorar os produtos e serviços oferecidos.
Ao desenvolver questionários simples, você pode interagir com seus clientes de uma forma que não seja intrusiva.
Você pode até mesmo incluir alguma recompensa por participarem de seu questionário, como um cupom de desconto, por exemplo.
Isso ajuda a criar uma fidelidade à marca e também na retenção de clientes a longo prazo.
- Personalize suas interações
À medida que seu grupo WhatsApp continua a crescer, você pode personalizar a interação com seus clientes usando a comunicação individual.
Isso é especialmente importante para pequenas empresas, porque você pode ter um relacionamento direto, onde os clientes podem enviar mensagens se precisarem de um determinado produto, tiverem uma dúvida ou precisarem de suporte.
O WhatsApp pode ser acessado em seu celular, tablet ou computador, para que você possa conversar com seus clientes a qualquer momento.
- Criação e segmentação de grupos
Sua pequena empresa provavelmente é especializada em um determinado produto ou serviço e, ao criar ou direcionar grupos no WhatsApp que estão interessados em tópicos relacionados, você pode aumentar sua base de clientes.
Se você criou conteúdo de vídeo e oferece suporte ao vivo, os membros irão compartilhá-lo com contatos que estão fora do grupo.
Isso pode fazer com que mais usuários consumam o conteúdo, ingressem no grupo e, eventualmente, até se tornem clientes.
- Compartilhe códigos promocionais
Utilizando o Status, você pode criar códigos promocionais especiais que seus clientes podem compartilhar para resgatar em sua empresa.
Usando o recurso de foto instantânea e localização, o Status pode permitir que todos em seu grupo saibam sobre as promoções que você está realizando.
Isso pode incluir uma venda rápida de duas horas ou um dia especial para direcionar o tráfego e aumentar suas vendas.
Com base nos níveis de interação, você pode expandir a promoção com cupons ou promoções exclusivas do WhatsApp em seu negócio.
- Acesso Especial
A capacidade de interação instantânea do Status significa que você pode fornecer acesso especial aos eventos que está realizando.
Se você tem um chef convidado especial em seu restaurante, um músico em sua loja de música ou um arquiteto renomado em sua empresa, você pode compartilhar essas novidades com seu público.
- Demonstre seu produto
Quer você faça seus próprios produtos ou apenas os venda como revendedor, você pode demonstrá-los no Status e avisar seu grupo quando houver um novo item em seu estoque.
Mesmo que o cliente não precise desse produto específico agora, saber que ele está disponível, o que faz e como usá-lo manterá o produto – e seu negócio – em primeiro lugar quando chegar a hora de comprar.
- Sorteios
Você pode dar brindes semanais, mensais ou até diários para atrair tráfego de pessoas para sua loja ou visitantes de seu site.
Como o WhatsApp e o Status são gratuitos, o único custo dessas promoções são os produtos ou serviços promocionais que você oferece.
Isso reduz consideravelmente as despesas gerais de qualquer empreendimento de marketing.
- Captação de clientes
Outra possibilidade ao utilizar o WhatsApp em seu negócio é a captação de clientes. Por meio de anúncios você consegue alcançar um público novo.
Aqui na Agência de Marketing Digital e gestão de tráfego pago, nós oferecemos essa opção no nosso plano de gestão de redes sociais, é uma das maneiras que conseguimos aumentar as vendas e o alcance de nossos clientes.
Nossos planos são focados justamente em pequenas e médias empresas que buscam aumentar suas vendas por meio do marketing digital.
Por esse motivo, estamos sempre à disposição para contato e dando dicas no nosso blog a respeito de redes sociais e marketing.
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Conclusão
O WhatsApp, como ferramenta de comunicação, continua a evoluir. É uma plataforma versátil que permite enviar arquivos, imagens e vídeos curtos sobre seus produtos e serviços.
Mas o segredo para usar o WhatsApp com eficácia é evitar abusar dos relacionamentos que você constrói com seu público.
Avalie suas interações para que cada mensagem enviada tenha valor.
Lembre-se de que outros usuários têm o poder de excluir sua mensagem com um único clique.
Com o recurso de Status, o WhatsApp agora é ainda melhor para as empresas.
Use os recursos existentes para fornecer um atendimento especial ao seu público como uma forma de divulgar sua marca e aprender mais sobre as necessidades de seus clientes.