7 Dicas para Aumentar o ROI no Facebook Ad em 2022

Muitas empresas desejam aumentar o ROI no Facebook Ads, porém não sabem como fazer isso.

O Facebook é uma plataforma que oferece muitos recursos valiosos para as empresas, e por esse motivo, a rede social mais popular do mundo não deve ser subestimada.

Usá-la para suas campanhas de marketing pode ser o gatilho para o sucesso que você tanto queria.

O gerenciamento de redes sociais para o marketing digital é uma das melhores maneiras de aumentar o ROI, ainda mais quando aliada a uma campanha de anúncio no Facebook Ads.

Hoje, daremos algumas dicas de como melhorar as conversões de suas campanhas de anúncio no Facebook e por conseguinte seu retorno sobre o investimento.

Como aumentar o ROI no Facebook Ads

  1. Otimize para as ações corretas

Ao criar sua campanha de anúncios no Facebook, a primeira coisa que você deve ter certeza é escolher o objetivo certo da campanha.

Escolher o objetivo de campanha certo é extremamente importante, pois você deseja que o Facebook saiba qual é sua principal meta de negócios.

Para empresas de comércio eletrônico, isso geralmente gera compras e aumenta as vendas. Portanto, você deve sempre escolher “Conversões” como seu objetivo de campanha.

Observação: depois de escolher o objetivo da campanha, você não poderá mais alterá-lo. Portanto, se você estiver executando uma campanha que não otimiza para conversões, crie uma nova.

Mas isso não é tudo. Depois de escolher o objetivo da sua campanha, você também precisa informar ao Facebook para que deseja otimizar seus conjuntos de anúncios.

Ao otimizar suas campanhas para conversões, o Facebook também recomenda que você otimize seus conjuntos de anúncios para conversões.

Vamos explicar rapidamente por que não recomendamos escolher nenhuma outra otimização.

Por exemplo, ao otimizar a visualização da landing page, você está basicamente dizendo ao Facebook para encontrar pessoas com maior probabilidade de clicar em seu anúncio e depois visitar seu site.

Mas mesmo que muitas pessoas acessem seu site, isso não significa necessariamente que elas vão comprar algo.

O Facebook oferece o que você pede. Então, se o seu objetivo é gerar o máximo de compras, qual é o sentido de usar a otimização de visualizações da landing page?

É bem melhor você otimizar as conversões para que assim o Facebook entenda o seu objetivo com o anúncio, e, portanto, aumente suas chances de ter resultados melhores.

  1. Use canais automáticos

A segunda dica que queremos mencionar é bem simples, mas acredite, faz muita diferença.

O que geralmente notamos é que os anunciantes escolhem canais manuais em vez de automáticos e, portanto, perdem muitas conversões em potencial.

Os canais automáticos permitem que você obtenha os melhores resultados possíveis em todos os canais disponíveis.

Isso significa que o Facebook testará todos os canais disponíveis e, em seguida, colocará seu orçamento em vários canais, com base em onde eles provavelmente terão melhor desempenho.

Portanto, se um determinado canal não tiver um bom desempenho, o algoritmo se concentrará nas oportunidades em outros canais disponíveis.

Uma grande diferença quando se trata da gestão de tráfego pago no Facebook, é que a plataforma oferece muitos recursos que ajudam a segmentar o público, e portanto, te ajuda automaticamente a obter melhores chances de converter com seus anúncios.

  1. Segmente o público correto

A segmentação de público também desempenha um papel importante em suas campanhas de anúncios do Facebook.

Geralmente, com o Facebook Ads, você quer ter um funil de audiência muito claro e diferenciado.

No topo do funil está seu público de prospecção frio, que inclui pessoas que não estão familiarizadas com sua empresa ou seus produtos.

Por outro lado, um público de retargeting é um público de funil inferior que inclui pessoas familiarizadas com sua empresa e que estiveram em seu site, mas ainda não compraram.

Se você conhece todas as opções de segmentação disponíveis no Facebook, sabe que tem três opções para escolher:

  • Lookalikes
  • Segmentação de interesse
  • Segmentação ampla

Nos últimos dois anos, os sósias foram considerados os de melhor desempenho, mas ultimamente tem se usado mais a segmentação ampla.

O facebook está cada vez melhor em segmentar o público, e, portanto, hoje em dia vale a pena deixar essas funções em “automático”.

Quanto menos restrições você coloca no algoritmo, melhor é o desempenho em termos de custo de aquisição de clientes (CAC) e taxa de conversão (CR).

Então, essencialmente, isso significa que, ao segmentar um público amplo, você está dando ao Facebook muito mais “espaço” para otimizar e encontrar pessoas com maior probabilidade de conversão (compra).

  1. Use o melhor copy

Se você está lutando para escrever uma cópia de anúncio eficaz e de alta conversão, com certeza vai se beneficiar dessa dica.

Ao analisar diversos anúncios, descobrimos alguns dados relevantes que podem ajudá-lo a melhorar o seu copywriting.

Para campanhas de prospecção, descobrimos que usar emojis, mencionar promoções e frete grátis aumenta o ROAS (retorno sobre gasto com anúncios).

Por outro lado, você pode ver que usar urgência e prova social diminui o ROAS, portanto, você deve evitá-lo ao escrever uma cópia para seu público de prospecção.

Para campanhas de remarketing, você pode observar não apenas que usar emojis e mencionar frete grátis aumenta o ROAS, mas também usar urgência e prova social.

Você pode estar se perguntando como é que o uso de urgência e prova social funciona para remarketing, mas não para prospecção?

Bem, quando você pensa nisso, faz sentido. Um público frio que não está familiarizado com o seu negócio, definitivamente não vai se interessar em ler resenhas ou ser “pressionado” a comprar algo.

Por outro lado, um público mais receptivo e de remarketing provavelmente converterá esses anúncios, pois eles já estiveram em seu site e exploraram alguns de seus produtos.

Essa análise também comprova o quanto é importante ter uma abordagem de comunicação diferenciada para seu público de prospecção e retargeting.

  1. Não use anúncios em vídeo

Quando se trata de escolher o formato do criativo, muitos anunciantes tendem a optar por anúncios em vídeo.

Sim, os vídeos são muito mais divertidos e envolventes do que imagens estáticas, e você provavelmente alcançará uma taxa de cliques (CTR) mais alta, mas essa é realmente sua métrica mais importante?

O CTR é importante, mas existem métricas muito mais importantes que você deve observar, como custo de aquisição de clientes (CAC) e custo por mil (CPM).

Muitas vezes, as pessoas não estão realmente interessadas em anúncios em vídeo, a menos que eles sejam muito interessantes.

Imagens estáticas demandam menos esforço se comparadas a um vídeo, e nas redes sociais acabam se saindo melhor do que anúncios em vídeo.

Mas é claro que existem exceções, ainda mais agora que o conteúdo em vídeo está em alta.

  1. Acompanhe seus concorrentes

Outra dica simples, mas útil, que você não deve ignorar é aprender com seus concorrentes.

Realizar uma análise competitiva é uma etapa essencial para todo negócio que deseja se manter atualizado com o mercado.

Os insights que você obtém de uma análise competitiva podem realmente moldar e melhorar todos os aspectos do seu negócio.

Você pode analisar as campanhas de marketing digital de seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos, que fornecerão informações sobre onde você pode melhorar e aprimorar ainda mais sua estratégia.

  1. Use a API de conversão

Primeiro, vamos explicar rapidamente o que é a API de conversão. A API de conversão é essencialmente uma ferramenta que permite medir a eficácia de suas campanhas publicitárias e, por fim, melhorar o rastreamento do seu site.

Embora o Pixel do Facebook já o ajude a rastrear os dados de seus clientes, recomendamos também usar a API de conversão, pois melhora ainda mais sua segmentação, otimização e medição.

Agora que você sabe quais são nossas principais dicas para aumentar o ROI no Facebook Ads, é hora de colocá-las em prática!

Faça suas campanhas publicitárias e tente implementar algumas de nossas dicas. Garantimos que você verá uma melhoria em seus resultados.

E se precisar de uma ajuda extra, não deixe de contar com a Agência de Marketing Digital, nós oferecemos gerenciamento de Facebook, que inclui a gestão de anúncios, assim como a criação de artes para as redes sociais e conteúdo personalizado para crescer o seu negócio.

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