Email Marketing: Descubra por que os seus e mails vão para caixa de spam

 O email marketing é uma maneira interessante de fazer campanhas de marketing e ao mesmo tempo converter os leads.

Para ter mais clientes para o seu negócio é essencial seguir algumas diretrizes e evitar comportamentos que prejudiquem sua estratégia.

Quando se trata de email marketing, é importante saber porque os seus e-mails vão parar na caixa de spam de seus assinantes e como evitar isso.

Veja neste post os motivos que fazem isso acontecer e como solucioná-los.

O que é e-mail marketing?

Email marketing é o nome dado quando as empresas enviam emails de marketing para seus assinantes.

Muito provavelmente você já recebeu ou recebe e-mails desse tipo, seja porque você comprou em uma loja online recentemente ou porque se inscreveu em uma newsletter.

O email marketing muitas vezes não é considerado pelas pequenas empresas como sendo relevante para os negócios, mas eles podem estar muito enganados.

Afinal, a maioria das pessoas possui um email e tende a checá-lo todos os dias, às vezes até mais de uma vez por dia.

Enviar emails estratégicos sobre promoções ou produtos novos pode ser uma ótima maneira de complementar a sua estratégia de marketing e notificar os seus clientes sobre as novidades.

O que é spam?

Spam é uma palavra inglesa derivada de uma enquete do grupo humorístico Monty Python que a usou para representar algo indesejado, assim como o alimento enlatado chamado Spam.

Hoje em dia, essa palavra é sinônimo de todo conteúdo que é repetitivo, irritante, e simplesmente, indesejável.

Para o email marketing, a caixa de spam pode prejudicar a campanha, diminuindo o número de leads alcançados.

A caixa de spam ou lixo eletrônico é para onde vão os emails que uma plataforma como o Gmail, Outlook ou qualquer outro provedor julga não serem de qualidade.

É de suma importância evitar ter seus emails inserido na caixa de spam, afinal, isso só faria com que você perdesse clientes em potencial.

Por isso, reunimos neste post os principais motivos que fazem com que seus emails caiam na caixa de spam.

8 Motivos pelos quais seus e-mails vão para caixa de spam

  1. Você não recebeu permissão

A primeira regra de uma campanha de e-mail marketing de sucesso é sempre ter permissão antes de enviar um email.

Você nunca deve comprar uma lista de e-mails ou obtê-los por qualquer outro meio sem escrúpulos.

Não é apenas antiético, é ineficaz e pode potencialmente colocá-lo em uma espécie de blacklist nas plataformas de email, piorando o desempenho de sua campanha.

Portanto, os endereços de e-mail só devem ser adicionados quando alguém optar por participar voluntariamente.

Caso contrário, há uma boa chance de acabar como spam. Use landing pages com formulários e ofereça algo em troca para os leads que a preencherem.

Assim, você terá o email deles de maneira fácil e legal.

  1. As informações do remetente são imprecisas

Suas informações de “De”, “Para”, “Responder para” e de roteamento – incluindo o nome de domínio de origem e o endereço de e-mail – devem ser precisas e identificar a pessoa ou empresa que iniciou a mensagem.

Em outras palavras, você deve declarar claramente quem você é (ou quem é sua empresa) e não incluir nenhuma informação imprecisa que possa enganar alguém.

  1. Você está usando palavras que acionam o spam

A maioria das plataformas de e-mail possuem filtros que detectam spams, esses filtros podem reconhecer certas palavras ou certos comportamentos e considerá-los como spam.

Dizendo coisas como “Duplique sua renda!” ou “Ganhe dinheiro fácil!” É uma maneira infalível de obter atenção indesejada desses filtros.

Se eles notarem “click baits” questionáveis, seu e-mail provavelmente será enviado para spam, mesmo que você tenha a melhor das intenções.

Portanto, é importante saber quais palavras específicas evitar. Utilize chamadas para ação que sejam cabíveis com o conteúdo do email e que não sejam muito questionáveis.

  1. Seu título é fraco

O título de um e-mail é tudo.

Além do nome do remetente, é a única coisa que um destinatário precisa fazer ao decidir se é legítimo ou não e se deve abri-lo.

Além de evitar clickbaits, existem outras práticas recomendadas para criar a linha de assunto que você deve seguir para manter seus e-mails fora da caixa de spam.

Esses incluem:

  • Não usar letras maiúsculas em excesso, o que indica que você está gritando com os destinatários
  • Não exagere com pontos de exclamação
  • Não fazer falsas promessas
  • Não soar excessivamente agressivo ou como um vendedor

Ao criar um título, tente se colocar no lugar de seus assinantes.

Existe alguma maneira de alguém pensar que seu e-mail é spam com base no título?

Se sim, ajuste-o até que esteja apresentável.

  1. Você inclui anexos

Os anexos devem ser evitados a todo custo quando se trata de e-mail marketing.

Primeiro, eles alertam os filtros de spam e reduzem as chances de seu e-mail chegar à caixa de entrada do destinatário.

Até onde eles sabem, um anexo pode estar carregando algum vírus que está apenas esperando para ultrapassar o dispositivo de uma vítima desavisada.

Segundo eles podem diminuir o tempo de carregamento do e-mail, especialmente se forem grandes e volumosos.

De um modo geral, não há necessidade de enviar um e-mail comercial com um anexo.

Todas as informações, ofertas e CTA podem e devem ser incluídas logo no corpo.

  1. Há uma imagem grande com texto mínimo

A incorporação de recursos visuais em campanhas de marketing nunca foi tão popular.

O conteúdo visual é muito importante para os usuários da internet atualmente, incluindo nos e-mails.

Portanto, é fácil ver por que muitos profissionais de marketing gostariam que seus e-mails tivessem imagens pesadas. É simplesmente uma questão de estética.

E alguns dos melhores e mais profissionais e-mails que você provavelmente já pode ter recebido contêm imagens.

Mas é importante lembrar que o email necessita de uma quantidade de texto suficiente para esclarecer do que se trata o assunto.

Portanto, utilize uma imagem chamativa mas também inclua texto suficiente para que o assinante saiba do que se trata assim que abrir o email.

  1. Você está enviando e-mails para endereços inativos

Se você enviar e-mails para endereços inativos em grande escala, os filtros de spam geralmente penalizam seu domínio ou provedor.

Por sua vez, isso aumenta muito as chances de seus e-mails irem para a caixa de spam.

Por isso, certifique-se de estar continuamente “limpando” sua lista de e-mail e excluindo endereços inativos.

  1. Você tem ortografia e gramática incorretas

Ter uma boa escrita quando se trata de copywriting é essencial, não só para que seu email tenha uma aparência mais profissional, mas também para que ele não vire spam.

Os casos mais comuns de emails que realmente são spam, possuem erros ortográficos.

Portanto, os filtros de spam estão em alerta, e erros ortográficos e gramaticais podem levar seu e-mail para a pasta de spam.

Portanto, você precisa revisar o email mais de uma vez antes de enviá-lo para ter certeza de que está tudo certo com ele.

Embora as verificações ortográficas de e-mail sejam boas para capturar a maioria das coisas, elas certamente não capturam tudo.

Às vezes, a boa e velha revisão feita por um ser humano é sua melhor aposta para detectar problemas.

Conclusão

Agora que você entende um pouco melhor o porquê seus e-mails vão para a caixa de spam, você provavelmente será capaz de evitar que isso ocorra em suas campanhas de e-mail marketing.

Agora você precisa aumentar a sua lista de e-mail, enviando campanhas de e-mail bem escritas e engajando visitantes recorrentes com mensagens personalizadas no seu site.

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