O marketing de conteúdo pode não ser a primeira coisa que te vem à mente quando você pensa em marketing digital.
No entanto, hoje, o conteúdo é rei e muito provavelmente continuará sendo a principal forma de fazer marketing, principalmente online.
Afinal, as pessoas adoram estar informadas e entretidas na internet, e o marketing de conteúdo reúne o melhor dos dois mundos; o do marketing e o do entretenimento.
Pense em campanhas divertidas que empresas grandes vem fazendo como Netflix, McDonald’s, Coca-Cola, etc.
Todas possuem um marketing de conteúdo muito forte e relevante que ajuda a trazer mais público para essas marcas.
Neste post, veremos como o marketing de conteúdo pode ajudar a melhorar a imagem da sua marca. Acompanhe!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que usa artigos de blog, vídeos, guias e muito mais para atrair compradores, criar confiança em sua empresa, encurtar seus ciclos de vendas e, finalmente, ajudar as pessoas a comprar seus produtos e serviços.
Esse tipo de marketing é muito comum, sendo utilizado na maioria dos canais digitais das empresas. Isso inclui tanto as redes sociais, como também blogs, newsletter, etc.
O objetivo central do marketing de conteúdo é manter o público-alvo informado com conteúdo de qualidade para que eles vejam sua marca como autoridade no seu setor e busquem você quando precisarem dos seus serviços.
É dessa maneira que a Agência de Marketing Digital DUNA vem administrando as redes de nossos clientes, que desejam crescer suas pequenas e médias empresas por meio do marketing digital.
Embora o marketing de conteúdo possa não ser a maneira mais rápida de aumentar sua receita, o conteúdo de qualidade afeta a decisão de compra do visitante mais do que qualquer outra técnica.
Conteúdos como blogs, emails, imagens, infográficos e vídeos podem explicar sua oferta, comprovar a qualidade de seus produtos/serviços e ainda ajudar a criar uma relação com seus clientes.
Como fazer marketing de conteúdo para minha empresa?
Como a maioria das coisas que vale a pena perseguir, o marketing de conteúdo não é fácil.
Hoje existem milhões de novos blogs e outros conteúdos publicados online todos os dias.
Requer muitos recursos e talento para construir um público e fazer com que suas postagens se destaquem para que você possa alcançar as pessoas interessadas no que sua organização tem a oferecer.
Felizmente, embora haja mais pressão para um bom desempenho, também existem recursos e soluções que ajudam a enfrentar os maiores desafios.
Vamos ver como solucionar os maiores problemas do marketing de conteúdo:
- Falta de tempo
A maior parte dos problemas de marketing digital pode ser atribuída à falta de tempo. Afinal, se você administra uma empresa, como irá gerenciar redes sociais ao mesmo tempo?
E ainda fazer isso de maneira profissional e com qualidade, é bastante difícil conciliar isso tudo.
Felizmente existe uma solução fácil para isso, a gestão de redes sociais é um serviço que oferece a criação, planejamento e postagem de conteúdo nas redes sociais.
- Relevância do seu conteúdo
Esse desafio é consequência da falta de tempo, mas ainda vale a pena mencionar, pois pode ser prejudicial para aumentar sua visibilidade digital.
Duas tendências estão acontecendo ao mesmo tempo: a atenção das pessoas está ficando mais curta e há mais informações no mundo do que nunca.
Combine esses dois e você descobrirá que seu público está profundamente interessado em um tópico atual por um curto período de tempo, então eles atingem o ponto de saturação rapidamente e passam para o próximo tópico.
Para poder entrar e criar conteúdo e informações sobre tópicos que são tendências em seu setor, você precisa ter tempo para reagir rapidamente.
O ideal é sempre estar atento às tendências de marketing e usá-las a seu favor para criar conteúdo que ressoe com o seu público.
Mas como fazer isso de maneira consistente? É simples, crie um calendário de conteúdo mensal para que você não fique sem conteúdo para postar durante as semanas.
- Diversificar o conteúdo
Outro desafio contínuo que as empresas enfrentam diariamente tem a ver com a qualidade do conteúdo.
Como criar posts diversificados e interessantes, com boa classificação no Google e que ofereçam novos insights ao seu público?
Para solucionar isso, retomamos a ideia de um calendário de conteúdo, essa é uma das maneiras mais eficazes de administrar o conteúdo de uma empresa tanto nas redes sociais, como em blogs, no YouTube e etc.
Aqui na Agência DUNA nós criamos calendários de conteúdo para nossos clientes e acreditamos que essa é a maneira mais eficaz de planejar e criar posts de qualidade.
- Consistência da marca
Consistência de marca significa que seus logotipos, fontes, cores, aparência de imagens, tom de voz etc. precisam permanecer consistentes e cumprir as diretrizes de estilo de marca de sua organização.
Manter a identidade da sua marca consistente fará uma diferença enorme em como a sua empresa é vista pelo seu público-alvo.
O marketing de conteúdo pode te ajudar a conquistar consistência em como a sua marca é exibida nos seus canais digitais.
Tudo que você precisa é de uma identidade consistente, que será demonstrada através de cores, logotipos, voz da marca, e até mesmo tipo de conteúdo em que sua página se concentra.
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A nossa agência oferece serviços de gestão de redes sociais, criação de sites, gestão de tráfego pago, consultoria para YouTube, etc. que o ajudam a estabelecer uma identidade de marca fiel aos seus objetivos.
Temos 10 anos de experiência no ramo do marketing digital e entendemos os objetivos dos nossos clientes e como podemos ajudá-los a alcançá-los.
Junte-se a nós na DUNA Marketing Digital entrando em contato com a nossa equipe e marcando uma reunião para conversarmos sobre as suas metas de negócio e como chegar nelas através do marketing digital!
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