Com a finalidade de agregar valores e conhecimento ao cliente, o Inbound Marketing traz excelentes resultados para a sua empresa.
Ofertar soluções para os problemas do seu público é uma estratégia valiosa, pois ela atrai mais audiência e, consequentemente, maiores taxas de conversão.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma técnica que tem como objetivo atrair potenciais clientes para os canais que a sua empresa usa para se comunicar com o público.
Através de conteúdos relevantes, que agreguem valor e mostrem autoridade da marca no seu mercado de atuação, as chances de converter a audiência em clientes, são altas.
O diferencial do Inbound Marketing é que os consumidores vão até você. Por meio das ferramentas de busca, eles podem chegar até seu site, e ao encontrar as soluções que precisa, estabelecem um relacionamento contínuo e estreito.
Perceba que há uma grande possibilidade de vender produtos e serviços, para quem te acompanha fielmente.
Porém, para que isso ocorra da forma adequada, será necessário adotar um conjunto de estratégias.
Como funciona o Inbound Marketing?
Conforme falamos anteriormente, o maior objetivo dessa estratégia é atrair potenciais clientes, e isso acontece através da oferta de conteúdo de valor e que solucione dúvidas.
Portanto, é necessário o conhecimento prévio de para qual público você está ofertando material e se os assuntos que você compartilha estão alinhados com os serviços disponibilizados pela sua marca.
Veja bem, não tem sentido você falar sobre estilos de sapatos masculinos em seu blog, se sua empresa é especialista em cursos de maquiagem.
Agora, se uma mulher entra no Google e pesquisa sobre como aprender a usar delineador e encontra uma página sua, que a ensine a fazer isso, as chances de você conduzir ela para outros tutorias, despertando cada vez mais seu interesse, até o momento em que oferecer um curso de automaquiagem e ela comprar, são muito grandes.
Conseguiu compreender?
Quais vantagens o Inbound Marketing pode trazer para o meu negócio?
Você já percebeu que o Inbound Marketing pode ajudar a aumentar os resultados das suas estratégias, assim como aumentar as vendas e atrair mais clientes.
Contudo, essas ações também podem gerar outros benefícios.
Vamos conhece-los?
Atrair o público certo
O Inbound vai muito além da produção de conteúdo para aumentar tráfego. Aqui as ações são definidas para atrair a sua persona, aquela que realmente tem interesse na sua marca e nos serviços que oferece.
Aumentar a captação de leads
Você já deve saber que captar leads é muito importante para as ações de marketing digital. Através deles você pode construir um funil de vendas e conduzir o consumidor a comprar seu produto.
Para conseguir os contatos da sua audiência, você pode oferecer um material riquíssimo em troca dessas informações. É uma excelente jogada!
Existem algumas estratégias como por exemplo a Gestão das redes sociais, com ela é possível trazer leads qualificados.
Algumas empresas oferecem esse serviço Gestão de redes sociais planos e valores .
Menor investimento
Diferente das campanhas de anúncios e outras ações publicitárias, os gastos com essa técnica são menores.
Com recursos sobrando, você poderá investir em outros canais de comunicação e aumentar a visibilidade.
Ou até mesmo terceirizar essa mão de obra por uma agência de marketing digital com essas habilidade.
Ciclo de vendas reduzido
O tempo que seu negócio leva, desde o primeiro contato com o cliente até a concretização da venda, é chamado de ciclo de vendas.
Aplicando o Inbound marketing, esse tempo diminui. Isso acontece pelo alta quantia de conteúdo de valor, que vai gerar mais leads, e consequentemente, maior fluxo no funil de vendas, resultando em conversões e compras.
A única razão para que tudo isso não ocorra é falta de planejamento e pouco conhecimento nas etapas e metodologias do Inbound Marketing.
Etapas do Inbound Marketing
Existe uma sequência correta para seguir e garantir que sua estratégia traga os resultados esperados.
O que torna esse método tão eficaz, é justamente seu processo de operação, tendo em vista que cada ação tomada, é complementada pela seguinte.
São elas:
- Atrair
- Converter
- Vender
- Analisar
- Atrair
Nessa etapa, entra a produção de conteúdo relevante e adequado para a sua persona. Para fidelizar uma audiência, é preciso oferecer a ela o que está buscando para solucionar seus problemas.
- Converter
Você precisa transformar os visitantes de sua página em leads. Conforme citado antes, troque material de qualidade pelos contatos do seu público.
- Vender
Após alimentar os leads com mais conteúdo personalizado, o caminho para fechar negócios está construído, é o momento ideal de realizar vendas.
- Analisar
Agora é hora de analisar todos os resultados e entender como está o funil de vendas e as taxas de conversão. Faça os ajustes necessários.
Ferramentas do Inbound Marketing
Agora que você já conhece todos os fundamentos dessa técnica, vamos apresentar maneiras de colocá-la em prática.
Confira a seguir:
Mídias Sociais (Facebook, Instagram, YouTube…)
As redes sociais são utilizadas para estreitar o relacionamento com os seguidores e trazer engajamento para a marca, com elas também é possível analisar o comportamento da sua audiência e divulgar campanhas.
Procure uma Gestão de redes sociais planos e preços para te ajudar nesse processo.
Blog posts
Nesse espaço você irá publicar os conteúdos personalizados para impactar o seu público. Tire dúvidas, compartilhe seu conhecimento, ensine algo de valor e, com certeza, terá muitas visualizações.
E-mail marketing
Não basta gerar leads, é necessário manter um relacionamento e conduzir através do funil de vendas. Esse canal é perfeito para fidelizar sua clientela e torna-la cada vez mais interessada em seus serviços.
SEO
A produção de conteúdo deve conter todas as técnicas SEO, para garantir que sua página esteja entre as primeiras nos resultados dos motores de busca. Será através dessa técnica que usuários chegarão até o seu site.
Como incluir o Inbound Marketing nas estratégias do seu negócio?
Algumas empresas no mercado oferecem Planos de Gestão de redes sociais.
Veja qual a melhor empresa e cresça o seu negócio.