De Itaú a Mercado Livre: as pedras no caminho da PagSeguro
As ações da PagSeguro na bolsa de Nova York fecharam o dia em queda de 14,77%, sendo agora avaliada em 9 bilhões de dólares
Qual o novo patamar de valor da empresa de pagamentos PagSeguro? É uma pergunta que deve começar a ser respondida nesta quarta-feira, depois de uma terça-feira caótica para a empresa conhecida por ter popularizado as maquininhas de cartões de créditos para empreendedores individuais e pequenos comerciantes.
O banco Credit Suisse rebaixou o preço alvo de 32 dólares para o patamar atual, de 27, e chamou a ação de “muito negativa”. A partir de hoje, passada a surpresa, analistas devem se ater a dois tipos de competição que devem determinar o sucesso futuro da companhia de cartões.
A primeira é mais de curto prazo, e está diretamente relacionada ao principal negócio da PagSeguro: as maquininhas. Para o Credit, ainda não está claro o tamanho da vantagem da companhia por ter sido a primeira a desbravar um novo nicho no setor. Seu sucesso atraiu uma infinidade de competidores, de novatas como a SumUp a competidores mais tradicionais, como o Cielo, que devem continuar com campanhas de marketing e com promoções de tarifas que tendem a reduzir o potencial de crescimento da PagSeguro. Até mesmo o Itaú estuda lançar um produto para microempresas, o que pode acirrar ainda mais a competição.
O outro desafio da PagSeguro é a capacidade de concorrer em novos segmentos, notadamente os pagamentos online. Nesta seara, um dos principais concorrentes, como destaca o Credit Suisse, é o Mercado Pago, empresa de pagamentos da gigante de e-commerce Mercado Livre. O Mercado Pago tem duas vantagens competitivas: experiência online e um serviço de empréstimos para microempreendedores. São dois nichos de negócio naturais para uma expansão da PagSeguros no médio prazo, assim como uma entrada mais incisiva no segmento bancário. Quer abrir seu e-commerce? Veja com a Tray um passo a passo como abrir o próprio negócio online Patrocinado
Ou seja: a PagSeguro tem que mostrar que tem vantagens competitivas em seu mercado, e tentar derrubar as vantagens competitivas da concorrência em novos segmentos. O grau de confiança dos investidores na estratégia da companhia deve ficar claro a partir desta quarta-feira.