Como Usar as redes sociais para captar alunos – 5 Dicas para sua escola fazer a Gestão das Rede sociais.
O marketing digital pelas redes sociais e pelo google é uma excelente forma de divulgar a escola e atrais alunos e pais e responsáveis. Isso porque a internet oferece diversas possibilidades de trabalhar a marca e as ações da instituição. Nesse cenário, como aproveitar as redes sociais para alavancar a captação de alunos?
Facebook, Instagram, são algumas das plataformas utilizadas pelas pessoas para as mais diferentes formas de interação. No marketing digital, as redes sociais, além de permitirem a criação de contas corporativas, também possibilitam a divulgação das ações da escola e facilitam a comunicação com as famílias.
Com essas plataformas é possível planejar, criar e monitorar estratégias voltadas para redes sociais, permitindo ao setor de marketing das escolas captar novos alunos e se relacionar com os estudantes que já fazem parte do corpo discente.
Além de dar todo o apoio para as campanhas de marketing digital, as mídias sociais não exigem altos investimentos para desenvolver ações. Para manter um perfil ou conta eficiente é necessário, principalmente, dedicação para gerenciar os conteúdos, interagir com os seguidores e acompanhar os dados de desempenho.
As redes sociais na captação de alunos
Apesar de oferecerem facilidades e se mostrarem como excelentes alternativas para a divulgação de escolas, as mídias sociais exigem algumas práticas para que possam gerar os resultados esperados em cada campanha. Portanto, é necessário planejar-se e dedicar-se aos perfis, acompanhando continuamente o que anda acontecendo em cada conta.
Pensando nisso, é possível seguir algumas boas práticas para captar alunos nas redes sociais:
E para começar, vamos te passar algumas das melhores estratégias para atrair novos alunos.
Umas estratégias mais importantes: Vídeos.
Imagens que falem direto com seu público:
Como entender o público da sua escola
Para uma boa estratégia de marketing digital é necessário conhecer bem quem é o público com quem vai se comunicar. Uma escola, por exemplo, geralmente se comunica sobretudo com dois perfis: os estudantes — sejam os que já estão na instituição ou não — e os pais e responsáveis dos alunos (matriculados ou não).
Cada um desses públicos apresenta características diferentes, o que significa que utilizam mídias sociais distintas e se comportam de maneira própria em cada uma delas. Conhecer seus hábitos facilita a comunicação com essas pessoas e aumenta as chances de sucesso das estratégias na internet.
Além disso, conhecer os canais de comunicação em que o seu público-alvo está faz com que a mensagem chegue ao destinatário. Caso contrário, corre o risco de você dedicar tempo e esforço em uma mídia social na qual as pessoas de seu interesse simplesmente não estão. Isso acaba prejudicando a estratégia da escola.
Publique conteúdo de qualidade
Quando falamos em mídias sociais também falamos de conteúdo. Sem um material de qualidade, dificilmente a escola chamará a atenção dos alunos, das suas famílias e da comunidade. Consequentemente, também será mais difícil se relacionar com eles e criar uma estratégia relevante de captação de estudantes.
Assim como na definição de qual rede social usar, a produção de conteúdo também exige um bom conhecimento do público-alvo. Afinal, é preciso produzir artigos, posts, vídeos e outros materiais que estejam alinhados aos interesses, desejos e anseios dos alunos e de seus familiares.
Lembre-se: os estudantes querem conteúdos criativos, atrativos e educativos e que os levem a se relacionar entre eles e com a própria escola. Já os pais e responsáveis procuram informações que comprovem a qualidade da instituição, que mostrem atividades interessantes e tirem as suas dúvidas sobre o modelo de ensino.
Além de despertar o interesse do seu público-alvo, esses conteúdos ajudam a criar um sistema de relacionamento que tem um papel importante na fidelização dos alunos atuais. É mais um instrumento para fortalecer a imagem institucional da escola, criar uma identidade de instituição próxima das pessoas e assim reduzir a evasão escolar.
Divulgue suas matrículas no momento certo.
Tanto o diretor e o coordenador quanto a equipe de marketing e de comunicação desejam ver o aumento no número de matrículas a partir dos trabalhos nas mídias sociais. Porém, não tente bombardear a timeline com postagens e propagandas com o período de inscrições, pois essa estratégia não traz o resultado desejado!
Todas as ações que são desenvolvidas nas redes sociais têm o objetivo de despertar interesse, cativar e, por fim, captar novos alunos. Dessa forma, é preciso ter um foco claro na geração de conteúdo que consiga atrair essas pessoas e, posteriormente, saber o melhor momento de apresentar uma proposta de matrícula.
Essa apresentação deve acontecer no momento certo. É por isso que manter um bom relacionamento com o seu público é essencial. Por exemplo: um pai, após ter contato com as publicações da escola, começa a tirar dúvidas sobre a instituição e a conhecer os diferenciais que mais chamam a sua atenção. Esse interesse pode se transformar em uma nova matrícula.
Esteja atendo aos resultados
Para construir uma estratégia online eficiente é preciso acompanhar e documentar todas as ações feitas em cada rede social, bem como os resultados alcançados. Esses dados ajudarão a entender o que funciona com o público-alvo e o que não funciona e, com isso, vão contribuir para o aprimoramento do seu trabalho.
É por meio dessa mensuração que será possível determinar a melhor linguagem para se relacionar com os pais e responsáveis e qual a melhor linguagem para dialogar com os alunos. Além disso, essas informações vão indicar em qual tipo de conteúdo vale a pena investir e quais materiais não devem ser usados na divulgação da escola.
A mensuração também deve ser estendida para o acompanhamento do que está sendo dito sobre a escola. As pessoas comentam e compartilham ideias que envolvem a instituição; saber o que está sendo dito ajuda a preparar estratégias para possíveis crises e identificar novas oportunidades para as mídias sociais ou mesmo para o site da escola.
Pode parecer bastante trabalho para captar alunos nas redes sociais, porém, as plataformas online se mostram bastante eficientes nesse processo, sobretudo por configurarem ambientes acessados tanto pelos jovens quanto pelos pais e responsáveis, o que abre um leque de oportunidades para quem souber explorar essas ferramentas tecnológicas.
Para criar uma comunicação efetiva com o público – familiares e alunos – pela internet, é essencial que o marketing escolar da escola seja bem trabalhado. Conversamos com Chico, da EMME, especialista em marketing escolar sobre a importância dessa prática. Assista a entrevista completa gratuitamente:
Como usar redes sociais para escola ! Gestão de Redes Sociais para escolas.