Saiba como fazer sorteio pelo Facebook ou Instagram nas redes sociais

Sorteios são uma ótima pedida para as a gestão das redes sociais. Além de atrair um bom engajamento, também é possível aumentar o alcance e buscar uma nova audiência. 

Mas para ter sucesso no seu sorteio, é necessário estratégias além de pedir para marcar os amigos e deixar a curtida. Precisa ser algo mais profissional.

Por isso, no texto de hoje falaremos sobre como realizar um sorteio no Facebook sem erros e que fará muito sucesso. Acompanhe.

  • Motiva para fazer sorteio pelo Facebook

 

Além dos motivos que lhe demos no início do texto, o sorteio do Facebook possui diversos benefícios para a marca, principalmente se a ação for bem sucedida. Veja alguns deles:

  • Novos seguidores para página: apesar de ter muitos seguidores não ser sinônimo de sucesso, ter muitos ainda enche os olhos e ter poucos não contribui muito. Com um bom planejamento e boa execução, essa ação pode atrair novos fãs a página, e consequentemente, contribuir no engajamento;


  • Aumentar a taxa de engajamento: quanto mais seguidores, menor pode ser o engajamento da página, e os sorteios no Facebook podem contribuir para esse aumento. Mas é preciso bolar uma estratégia para não deixar o algoritmo te levar;


  • Presentes e fãs: quem não ama ganhar presentes sem fazer esforço ? Principalmente se for um brinde bem interessante, e que façam parte do que a marca faz. Aproveite as datas comemorativas para agradar os fãs também;


  • Novos produtos: o sorteio é um ótimo meio de promover seus novos produtos, essa ação irá gerar curiosidade entre seus clientes, principalmente se for exclusivo.

 

Obviamente, também existem regras sobre o que você não deve fazer. Elas podem não estar às claras, mas estão presentes. Usar essa estratégia com auxilio de uma agência de gestão de redes sociais pode potencializar seus resultados. Principalmente se usar o tráfego pago nos sorteios. Lembre-se que todas essas também são possíveis pelo gerenciamento de Instagram.

Primeiramente, é importante ressaltar que os sorteios devem seguir os parâmetros da Caixa Econômica Federal.

 

 Além disso, o próprio Facebook tem seus critérios para esse tipo de ação. Entre as regras da plataforma, estão: pedir para comentar, curtir e/ou compartilhar para participar, curtida nas páginas parceiras, marcação de amigos e fazer check-in para participar.

 

Também não pode escolher a melhor frase, melhor comentário ou melhor resposta, ou qualquer tipo de promoção definida por escolha aleatória, divulgação dos ganhadores de forma privada.

 

Apesar de não ser uma regra, nós indicamos a leitura da política de sorteios do Facebook para saber exatamente o que pode ser feito e como deve ser feito.

  • Como fazer sorteio pelo Facebook ?

 

Já explicamos o que é permitido e o não é, então vamos colocar as mãos à obra e realizar o sorteio. 

 

Para garantir o sucesso da ação, explique o regulamento com clareza e que seja acessível aos seguidores, informe também os critérios de participação e que a marca não possui vínculo com o Facebook, além de deixar claro que o sorteio é autenticado pela Caixa.

 

Uma ferramenta para sorteio no Facebook funcionará perfeitamente para o sucesso da ação. É quase impossível fazer sem o auxílio de uma. E antes de escolher qual recurso vai ser usado, o primeiro passo é definir o objetivo.

 

Entre as opções, as mais recomendadas são: Heyo, Rafflecopter, Easypromos APP, Strutta, Woobox e YesGanhei, um aplicativo dentro do Facebook. Alguns desses sites também auxiliam em outras ações promocionais na Plano de marketing nas redes sociais.

 

Também é possível fazer pelo site Sorteie.me, uma opção bem popular no Brasil e gratuita até 200 participantes, funcionando dentro do aplicativo do Facebook também.

 

Realizar um sorteio na sua página trará muitos benefícios para sua página, é uma estratégia que precisa ser realizada. Acompanhe mais dias da agência de marketing digital.