O futuro do marketing digital: Principais tendências para 2023

O cenário do marketing digital está em constante evolução. De novas plataformas e ferramentas a atualizações algorítmicas, a tecnologia realmente revolucionou a indústria do marketing digital.

Se você é um profissional de marketing ou proprietário de uma pequena empresa, provavelmente está curioso sobre as tendências de marketing digital que dominarão 2023.

Embora alguns fundamentos permaneçam os mesmos, há algumas novas mudanças provocadas pelo surgimento de novas ferramentas de criação de conteúdo, como ChatGPT e o público mais novo entrando no mercado.

Este post explorará o futuro do marketing digital e suas principais tendências. Venha conferir!

O futuro do marketing digital: Principais tendências para 2023

O que esperar do futuro do marketing digital?

O uso de inteligência artificial e automação se tornará mais difundido no marketing digital, permitindo que os profissionais de marketing analisem os dados dos clientes, prevejam tendências e tomem decisões mais informadas.

A demanda por personalização continuará a aumentar e as marcas aproveitarão cada vez mais os dados dos clientes para oferecer experiências personalizadas em vários canais digitais.

A otimização da pesquisa por voz exigirá uma mudança nas estratégias de SEO para otimizar o conteúdo para linguagem de conversação e palavras-chave de cauda longa.

O conteúdo interativo, como questionários, enquetes e pesquisas, se tornará mais popular, pois oferece uma experiência envolvente e interativa para os usuários.

O marketing de influência continuará a crescer em popularidade, com marcas colaborando com influenciadores para promover seus produtos e serviços para seus seguidores.

O marketing de vídeo também aumentará em popularidade, pois o conteúdo de vídeo oferece uma experiência altamente envolvente para os usuários.

Essas e outras mudanças serão observadas no futuro do marketing digital.

Principais tendências de marketing digital

  1. Personalização centrada no cliente

O marketing digital está se movendo rapidamente em direção à personalização.

A criação de experiências personalizadas para os clientes tornou-se o centro das atenções à medida que mais e mais marcas investem em software de personalização da web.

Esses programas usam IA e aprendizado de máquina para analisar os dados do cliente, como interesse e histórico de compras, para fornecer recomendações personalizadas.

Grandes empresas, como a Netflix, já usam a personalização centrada no cliente há algum tempo e estão se beneficiando disso.

  1. Comércio social

O comércio social já existe há algum tempo, mas está prestes a se tornar compras convencionais em 2023. Essa forma de marketing envolve o uso de plataformas de mídia social para anunciar e vender produtos e serviços.

Hoje, as principais plataformas de rede social, como Facebook e Instagram, permitem que os clientes concluam as compras no aplicativo. Os compradores podem usar a mídia social para descobrir novos produtos e concluir compras sem sair do aplicativo.

A gestão de redes sociais ajuda nessa etapa, beneficiando sua empresa com conteúdo de qualidade profissional semanalmente.

  1. Ferramentas de Inteligência Artificial

2023 será o ano da ascensão dos robôs de IA? A inteligência artificial não é novidade no marketing, mas sua adoção está prestes a disparar em 2023 e além.

Hoje, a IA está sendo integrada em quase todos os aspectos do marketing digital.

Algoritmos baseados em IA determinam os resultados sociais que você vê, as postagens de mídia social com as quais você se envolve e até mesmo os anúncios exibidos para você.

Os bots de atendimento ao cliente que você vê em muitos sites também empregam ferramentas de IA e aprendizado de máquina para processar informações e responder a perguntas, como “marketing digital perto de mim”.

A IA também é a tecnologia por trás da pesquisa por voz e dos assistentes digitais. Tornou os chatbots possíveis, que agora estão sendo usados por quase todos os principais sites.

  1. Marketing de influência

O marketing de influenciadores continuará ganhando força em 2023.. O que antes era usado apenas pelas principais marcas agora está sendo amplamente usado por empresas de todos os tamanhos.

De acordo com o relatório de tendências de marketing de influenciadores de 2023 da HubSpot, o marketing de influenciadores continuará gerando alto ROI para as empresas.

O relatório indica ainda que 25% dos profissionais de marketing atualmente utilizam o marketing de influenciadores e que o mercado terá um crescimento de 17% em 2023.

  1. Comunidades e fóruns de nicho

Outra tendência que evoluiu lentamente ao longo dos anos é o surgimento de comunidades e fóruns de nicho.

As pessoas querem pertencer e se conectar com pessoas que pensam da mesma forma. E comunidades e fóruns de nicho ajudam a satisfazer essa necessidade.

As comunidades estão surgindo em todos os lugares e estão ganhando força a cada dia.

Por exemplo, o LinkedIn introduziu recentemente eventos ao vivo somente de áudio, permitindo que os criadores se conectem por meio de discussões de áudio interativas.

Conclusão

À medida que o futuro do marketing digital continua a evoluir, é vital acompanhar as tendências para permanecer relevante e competitivo em um cenário de negócios em constante mudança e estar no mesmo nível da melhor agência de marketing digital.

Como uma agência de marketing digital Portugal, mantemos nossos olhos no horizonte para acompanhar as últimas tendências de marketing digital para ajudar nossos clientes a crescer a cada ano.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudar sua empresa a crescer em meio a um cenário de marketing em constante mudança, entre em contato conosco!