Consistência da Marca nas Redes Sociais: Como construir a sua?

A consistência da marca nas redes sociais mais usadas é muito importante pois ela faz com que os consumidores mantenham a marca em mente, principalmente na hora de fazer uma compra.

Mas permanecer consistente em todas as redes sociais pode ser um desafio bem grande. Afinal, é preciso um planejamento e conhecimento sobre o seu público apurado.

Isso nos leva ao principal ponto deste post: como você pode manter a consistência da marca nas redes sociais?

Confira nossas dicas de como manter a identidade da sua marca consistente nas redes sociais aqui!

 

gestão redes sociais

O que é consistência da marca?

Quando você pensa em marcas de grande porte como Bombril, McDonald ‘s, Apple, Nike, entre muitas outras, a primeira coisa que vem em mente é alguma característica específica de cada uma delas, não é mesmo?!

Pois bem, isso significa que essas marcas conseguiram conquistar algo que muitas outras marcas falharam, a consistência da marca.

Isto é, ser constante tanto na identidade visual como na maneira de fazer campanhas de marketing.

Essa consistência não apenas permite que o público reconheça facilmente a marca, mas também faz com que ela obtenha mais sucesso.

Estar presente na mente do público te conquista mais vendas, e torna a sua marca mais confiável. Por isso, manter a consistência da marca nas redes sociais é tão importante.

Por que é difícil manter a consistência da marca nas redes sociais?

A ascensão das mídias sociais ofereceu às marcas um ótimo caminho para se conectar diretamente com clientes existentes e potenciais.

Por meio de plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, as marcas podem construir uma comunidade, interagir com os fãs e responder diretamente e em tempo real aos seus clientes.

Mas as próprias qualidades que tornam a rede social um cenário tão empolgante também a tornam difícil de gerenciar quando se trata de consistência da marca.

Aqui estão alguns dos desafios para manter a consistência da marca que as redes sociais apresentam:

  • Os posts podem ser criados e enviados por muitas pessoas diferentes

Quando sua marca cria um anúncio ou um lançamento de produto, o gerente da marca controla todas as etapas do processo e dá a aprovação final.

Mas geralmente, eles não estão envolvidos no dia-a-dia das postagens nas redes sociais, que geralmente são tratadas por um membro específico da equipe que pode não ter uma compreensão suficientemente profunda da identidade da marca.

Além disso, funcionários e clientes podem postar coisas que refletem na sua marca sem estarem devidamente alinhadas com a identidade que você deseja projetar.

  • A mídia social é casual e improvisada

Perfis de rede social bem-sucedidos são autênticos, responsivos e engajados em tempo real.

Isso significa que as postagens criadas com meses de antecedência em uma mesa de reuniões não serão lançadas.

A maneira como as redes sociais funcionam fazem com que seja necessário um planejamento mais recente e que faça sentido com a situação atual da plataforma.

Seja criar conteúdo semelhante ao que está viralizando, ou simplesmente mantê-la ativa diariamente por meio de stories do Instagram, por exemplo.

Isso significa que não há tempo para um processo de aprovação para muitas postagens.

As mesmas qualidades que farão um perfil de rede social bem-sucedido são aquelas que podem prejudicar a consistência da marca.

  • Cada plataforma exige algo um pouco diferente

Cada plataforma de rede social precisa de um estilo diferente de comunicação, o que significa que você não pode simplesmente estabelecer um conjunto de diretrizes para todas elas.

Você precisa de uma abordagem diferente para o LinkedIn se comparado ao YouTube, por exemplo. Isso adiciona mais uma camada de complexidade no marketing digital.

  • A demanda por conteúdo é constante

Se você quer ter sucesso nas redes sociais, precisa postar regularmente. Isso significa postagens semanalmente, no mínimo.

Isso é um grande fardo para os criadores de conteúdo, especialmente quando eles devem não apenas pensar e criar uma grande quantidade de conteúdo, mas também garantir que cada coisa que eles criam esteja alinhada com a marca.

Esses são alguns problemas que as redes sociais apresentam e que afetam a consistência da marca, agora que você entende mais sobre esse desafio, vamos ver qual a solução para o mesmo.

Confira abaixo dicas para ter consistência da marca nas redes sociais em todas as suas postagens.

8 dicas para consistência da marca nas redes sociais

De fato, alcançar a consistência da marca nas redes sociais é um desafio. Mas é algo que não pode ser ignorado se você deseja que sua marca tenha sucesso.

Felizmente, existem práticas recomendadas que guiarão seu caminho para o sucesso, confira essas dicas:

  1. Mantenha a visão e a missão da sua marca em mente.

A cada postagem, pergunte-se se ela apoia e reflete a missão da sua marca. Se isso acontecer, vá em frente e publique!

Se isso não acontecer, repense a postagem e refaça ela ainda melhor.

Qualquer pessoa que toque nas redes sociais da sua marca precisa ter uma compreensão sólida do que sua marca representa para garantir que cada post compartilhado tenha algo relacionado ao objetivo da sua marca.

  1. Adapte a sua marca para as redes sociais

Como mencionamos, cada plataforma de rede social exige um estilo de comunicação diferente, pois cada uma vem com um tipo diferente de público e expectativas de conteúdo diferentes.

Para ajudá-lo a entender melhor com quem você está falando, onde e o que eles esperam de você, explore as redes sociais que mais combinam com a sua marca para encontrar a que mais se encaixa.

Isso também o ajudará a entender como adaptar a sua marca para diferentes plataformas, se você sabe quem é o seu público-alvo e tem uma identidade de marca definida, isso fica muito mais fácil!

No entanto, certifique-se de nunca postar nada que não esteja alinhado com a identidade da sua marca apenas para combinar com o tom de uma determinada plataforma.

Pode ser que, para algumas plataformas, faça sentido que sua marca não tenha presença alguma!

  1. Equipe as pessoas com as ferramentas certas

Invista em projetos que equipam funcionários e fãs com os recursos visuais e a linguagem de que precisam para postar sobre sua marca de maneira consistente.

Com os funcionários, você pode fazer isso por meio de diretrizes de rede social e arquivos compartilhados com elementos visuais e linguagem aprovados; para os clientes, você pode fazer isso por meio de campanhas de hashtag ou posts compartilháveis.

Por exemplo, se você é uma empresa de produtos de beleza, incentive o público a opinar sobre os produtos que eles usaram dá sua marca.

Para tornar essa iniciativa ainda mais sucedida, não deixe de incluir uma hashtag com o nome da sua marca e dizer para os seguidores usarem ela na hora postar conteúdo relacionado aos seus produtos.

O fornecimento de conteúdo compartilhável na marca permite que todos os apoiadores da sua marca expressem seus sentimentos sobre você de maneira consistente.

  1. Estabeleça uma linguagem visual bem definida

Assim como a mensagem do que você publica deve ser consistente com sua marca, a forma como essa mensagem é apresentada visualmente também deve ser.

A aparência de suas postagens de rede social deve ser consistente, com uma paleta de cores bem definida e um estilo que seja instantaneamente reconhecível para as pessoas que percorrem rapidamente seus feeds.

Ao definir a aparência de sua presença na rede social, certifique-se de que ela reflita sua marca em outro lugar e esteja alinhada com a forma como sua marca faz as pessoas se sentirem.

Brinque com as cores e seus significados para criar uma identidade visual para sua marca que seja consistente nas redes sociais.

  1. Coloque o essencial em todos os lugares

Embora você adapte postagens específicas e como você se envolve com seu público dependendo da plataforma, há certas coisas que devem ser idênticas em todos os canais de rede social.

São elas o logotipo, slogan, para qual link ou campanha você está direcionando as pessoas, foto do perfil, e uma bio informativa que chame atenção.

  1. Planeje, mas ajuste de acordo

Você não pode ter consistência de conteúdo sem um pouco de planejamento. O gerenciamento de redes sociais é muito importante e torna o seu conteúdo mais profissional.

Aqui na Agência de Marketing Digital, nós oferecemos esse serviço, com o gerenciamento de redes sociais você tem uma série de benefícios, como:

Essas e muitas outras vantagens são incluídas no nosso serviço de gerenciamento de redes sociais, não deixe de visitar o nosso site para mais informações!

  1. Use as hashtags com sabedoria

As hashtags são muito importantes, mas devem ser usadas com sabedoria, escolher entre hashtags mais usadas e uni-las com outras voltadas ao seu nicho é uma ótima solução para aumentar o seu alcance e ao mesmo alcançar o cliente certo para sua marca.

Ser consistente com suas hashtags fará com que o algoritmo impulsione suas postagens e as exponha na página de explorar das redes sociais.

E o melhor é que usando as hashtags certas para o seu negócio, as chances de que o público que você deseja atrair as vejam em seu feed de busca são bem mais altas!

Nesse caso, a melhor prática é ter uma lista estabelecida de hashtags que seus perfis usam, bem como o número de hashtags a serem usadas para qualquer postagem.

Assim como sua própria personalidade é consistente em ambientes sociais, sua marca precisa ser consistente quando você a expõe na rede social.

Ponha algum tempo e pensamento no desenvolvimento de sua estratégia e processo de rede social, e a consistência da marca nas redes sociais com certeza seguirá!

Se precisar de uma ajuda extra, conte com a Agência de Marketing Digital Duna, marque uma reunião conosco e descubra como podemos melhorar o seu gerenciamento de redes sociais!

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