Concurso TRT RJ – locais de prova distantes atrapalham candidatos de manhã No Rio de janeiro.

O grande dia chegou! Milhares de candidatos realizam neste domingo, 10, as provas do concurso TRT-RJ, para cargos de técnico e analista. Pela manhã, algumas especialidades de analista mais o grande concorrido cargo de técnico da área administrativa reuniram muitos concorrentes em diversos polos do estado.

E foi justamente os locais de prova um dos motivos de maior preocupação dos concorrentes ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Quem escolheu fazer ambas as provas (manhã e tarde), teve dificuldade de se concentrar no exame pensando na logística de deslocamento para o segundo polo.
Candidatos do concurso TRT-RJ realizam provas pela manhã (Foto: Fernanda Gomes)

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA realiza uma cobertura em tempo real da prova do
O principal polo de prova é o Campus da Universidade Veiga de Almeida, no Maracanã.

FOLHA DIRIGIDA realiza cobertura em tempo real

Segundo dados obtidos junto ao Instituto AOCP, eram esperados mais de 9 mil concorrentes durante o domingo, em ambos os turnos. No entanto, os concorrentes tiveram que lidar com muitos fatores, além da concentração e foco na prova, pensar como fariam para chegar na prova da tarde.

Candidata do Mato Grosso fará as duas provas

Para Ana Paula, de Cáceres interior do Mato Grosso, o Instituto AOCP se mostrou inexperiente para um tipo de prova como TRT-RJ. Ela relata que o problema dos locais de prova prejudicou muitos candidatos, principalmente quem vem de fora do estado e não conhece quase nada quanto a transporte, hospedagem e alimentação.

“Estamos acostumados com uma banca um pouco maior, exemplo de Fundação Carlos Chagas”, disse a candidata que prestou para o cargo de técnico da área adminsitrativa. Ana Paula falou ainda que isso complicou a vida dos candidatos, que não sabem como farão para almoçar, pois é domingo e quase não tem opções próximo aos locais.

“Vou fazer a prova à tarde no Fundão e não conheço o local, não sei onde fica e não tenho a mínima ideia onde seja isso (risos)”, brincou a candidata. Mas ela está otimista para uma boa prova e planejou sair com antecedência.  “Vou esperar para ver se encontro mais pessoas na mesma situação e ficarmos em volume maior. É melhor até pra segurança.”

De Paraíba do Sul ao Centro do Rio, candidata relata o desespero

Laís Martins é mais uma candidata que relatou ter ficado muito preocupada quando viu os locais de prova do concurso TRT-RJ. A candidata fez a prova de técnico pela manhã e fará a de analista à tarde. Ela comenta que não é do Rio e optou por se hospedar próximo ao polo de prova da manhã para evitar imprevistos.

“Fiquei em um hotel aqui perto (Tijuca), justamente por causa de transporte, ainda mais por ser domingo. Preferi ficar em um hotel mais perto do que mais longe na casa de parentes. Vou fazer a prova de analista à tarde lá na UFRJ, no Fundão. Quando eu vi no cartão que seria tão longe bateu o desespero, porque não sou daqui. E me falaram que transporte no domingo demora.”

A candidata veio de Paraíba do Sul, onde reside sua família. No entanto, contou que é servidora do TJ de Minas Gerais e está lutando por essa vaga no TRT-RJ para voltar para perto da família. Por esse motivo decidiu enfrentar todo esse desafio da mobilidade.

“Estou indo para o segundo local com duas horas e meia de antecedência para ver se eu não perco essa prova, afinal, eu vim de longe só para isso. Estou indo para o Fundão de Uber. É mais seguro e rápido. Nunca fui e não conheço, mas me preocupo com a segurança.”

Os candidatos contam com a ajuda de familiares, que aguardam do lado de fora para ajudar no deslocamento, mas também com a colaboração de motoristas de aplicativos. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA encontrou alguns deles esperando os participantes acabarem o exame para levar até o segundo polo.

Provas da OAB confundem candidatos do TRT-RJ

Quem fez a prova do TRT-RJ pela manhã no polo da Universidade Veiga de Almeida no Maracanã encontrou dificuldade para achar o local exato do exame. Muitos candidatos ficaram perdidos no início, pois no prédio ao lado é aplicada também a prova prático-profissional da segunda fase do 25º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os concorrentes devem ficar atentos pois a prova da OAB acontece no portão 75 e a do TRT-RJ no portão 108. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA encontrou muitos candidatos perdidos nos arredores do campus. Fique atento para não perder tempo crucial, principalmente se fará a prova da tarde.