Como fazer marketing de advogado?

Aprenda como fazer marketing para advogado e como pode contratar um serviço especializado.

 

Marketing jurídico, é possível fazer?

Fazer marketing para advogados ou escritórios de advocacia se tornou um tipo de tabu, já que o código de ética da OAB impede que advogadas façam propaganda dos seus serviços.

Então, como usar o marketing para captar clientes nesse meio?

A Duna é especializada em marketing jurídico e vai te mostrar que é possível usar estratégias para fazer um marketing digital para advogados.

Com ele você consegue captar novos clientes e fidelizar os antigos.

O que é marketing para advogado?

O marketing é uma forma de divulgar um produto ou serviço com a intenção de alcançar e captar público, criando interesse pelos benefícios que aquela coisa oferece.

O marketing jurídico, feito para advogados ou escritórios de advocacia, segue na mesma linha de raciocínio. Ele tem como objetivo dar visibilidade para esses advogados, e fazer com que a demanda pelos seus serviços aumente.

Devido às dificuldades encontradas pelos advogados, em função do código de ética da OAB, muitos sempre acabaram naquela advocacia tradicional, apostando no crescimento a partir de:

  • Divulgação boca a boca
  • Indicação de um cliente para outro
  • Cartão de visita
  • Parceria com outros escritórios ou advogados

Ou seja, sem muita opção.

Mas com o avanço tecnológico isso mudou. Inclusive, as regras da OAB sobre marketing jurídico também mudaram com o Provimento n. 205/2021, dando espaço para novas possibilidades.

21 de julho de 2021 o Conselho Federal da OAB (CFOAB) publicou em seu Diário Eletrônico o novo Provimento, que fala sobre a publicidade e a informação da advocacia e revoga o Provimento anterior.

O tradicional ficou para trás e deu espaço a novos métodos, como a realização do marketing jurídico online.

O que é marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital  é uma forma de dar visibilidade ao trabalho feito pelo profissional de advocacia, ou até mesmo um escritório, por meio da internet.

Ele é feito seguindo estratégias específicas para o ramo da internet, a fim de captar clientes, seja mostrando os serviços oferecidos, o sucesso em alguma causa, ou até mesmo por meio de memes.

SIM, os memes podem fazer parte das ferramentas de comunicação do marketing jurídico.

Por serem feitos nos meios digitais, são conteúdos direcionados para:

 Gerenciamento feito pela Agência Duna: Também fazemos portfolio para advogados e apresentação e escritórios.

Site

Instagram

https://photos.app.goo.gl/i7Qrkzmt9LiDLuxA6

Além desses, outros meios também podem ser utilizados para captação de público na Web, desde que estejam dentro do código de ética.

Todos os tipos de serviços advocatícios podem ser abordados pelo marketing jurídico digital, sendo ele criminal, familiar, ou qualquer outro.

A nossa empresa consegue fazer todos esses tipos de marketing na web. Com uma equipe especializada podemos desenvolver a linguagem, estratégia, design, ferramentas e gestão certa para promover o marketing de advogado.

Por que fazer marketing jurídico?

Investir no marketing atualmente pode ser um dos meios de maior retorno para o seu trabalho.

A Agência de Marketing Digital Duna trabalha com o marketing jurídico mostrando que os resultados de um bom marketing digital, feito por pessoas especializadas, podem trazer ótimos retornos financeiros.

Como a internet é utilizada em ampla escala, a maioria das pessoas buscam pelos serviços nos sites de busca ou nas redes sociais. Se você e sua empresa não estiverem inseridos nesse meio, podem acabar perdendo clientes.

Veja alguns benefícios que o marketing jurídico da Duna pode oferece:

Captação de clientes

Fazer a divulgação do escritório consequentemente torna a captação de clientes mais fácil.

O marketing de advogado ajuda nessa questão atingindo um público maior e apresentando o serviço prestado sempre para novos possíveis clientes.

Para fazer essa captação também é preciso ter uma equipe especializada em identificar o melhor caminho estratégico a ser seguido. O marketing digital abre portas para as empresas chegarem até os clientes, mas as métricas precisam ser analisadas para que consiga alcançar o objetivo desejado.

Não adianta divulgar e mesmo assim não conseguir gerar visibilidade. Por isso, de acordo com as métricas, e resultados obtidos com a realização do marketing, é possível captar novos clientes.

Visibilidade e credibilidade

As ações estratégicas de marketing digital são amplas, mas precisam ser utilizadas corretamente para a conquista da visibilidade.

Passando uma imagem de serviço sério e de confiança, com estratégias adaptadas para cada tipo de público, a visibilidade surge como uma aliada para a captação de clientes.

Além disso, ela gera acesso, e o acesso gera leads qualificados, tornando o negócio mais atrativo e também construindo valor.

Alta taxa de acesso e busca, e valor agregado, geram credibilidade. Mas não é somente a visibilidade que vai conquistar a credibilidade, o marketing digital é que vai trabalhar esse potencial.

O público precisa ter confiança no que está sendo exposto para ele. Ética e transparência são formas de demonstrar a qualidade do seu trabalho e gerar uma imagem positiva. Os meios utilizados são aliados para transformar a visão das pessoas e ganhar o crédito necessário para que o cliente seja capaz de querer adquirir aquele serviço.

Espaço de autoridade no mercado

Não basta demonstrar, precisar ser também.

O marketing de advogado pode ajudar a ganhar espaço de autoridade no mercado, demonstrando o domínio da área em que você trabalha. Quanto mais habilidades, mais chances de se sobressair.

Por exemplo, se você tem um escritório que tem especialista em todas as áreas jurídicas, é muito importante mostrar isso para os possíveis clientes, porque o impacto causado pela informação pode gerar interesse no tipo de serviço que está sendo oferecido.

As estratégias de marketing digital podem ser bastante utilizadas neste quesito, uma vez que vídeos, e até mesmo lives, podem ser um meio de fazer uma “pergunta e resposta” e provar ao público a autoridade nos assuntos.

Uma marca mais conhecida gera mais visitas em seu site que, por sua vez, levam à formação de mais leads qualificados, ou seja, com potencial para converter.

No campo jurídico não tem como garantir o sucesso de uma causa, mas um cliente que precisa de um advogado só vai contratar um que tenha confiança e demonstra uma mínima chance de vitória.

Aí está mais uma vez dois benefícios que podem ser conquistados com uma única ferramenta: credibilidade e espaço de autoridade no mercado.

Retorno financeiro

O marketing de advogado é tecnicamente barato em relação a outros tipos de divulgação que são feitas por grandes empresas do ramo comercial.

Principalmente, se tratando de um marketing digital, onde empresas, como a Duna, trabalham com planos que fazem toda a gestão das redes sociais utilizando diversos tipos de estratégias como SEO, marketing de conteúdo, mídia paga, e muitas outras, que conseguem alcançar um público maior com menos recursos, somente utilizando as estratégias certas para o seu negócio.

Com o seu nome em visibilidade, mais pessoas vão buscar pelos seus serviços, e o retorno financeiro vai ser maior em relação ao custo do marketing que você escolheu.

Como fazer marketing de advogado?

A Agência de Marketing Digital Duna trabalha com marketing digital direcionado para várias áreas do mercado, o marketing de advogado é uma delas.

Com especialistas na gestão de redes sociais , nós conseguimos guiar os clientes para o sucesso.

Na área jurídica o advogado precisa definir bem as metas que deseja alcançar para seu escritório. Esse passo é muito importante para iniciar a produção de um marketing específico para aquela marca.

Passo importante para iniciar o marketing de advogado:

  • Identificação de público-alvo
  • Tipo de posicionamento que deseja seguir
  • Estabelecer o branding 
  • Funil de marketing 
  • Site otimizado
  • Plano de marketing

Depois disso começa o processo de promoção do escritório e dos serviços.

O marketing de advogado pode ser feito de várias formas, de acordo com o objetivo da marca. Mas, como realmente fazer isso? Com as estratégias de gerenciamento e marketing digital!

Redes sociais

Os principais canais para fazer o marketing jurídico.

Facebook, Instagram, Youtube, TikTok e outras redes: as redes sociais são as mais acessadas e que podem dar retorno para um escritório de advocacia.

Dentro desses meios, o gerenciamento de redes sociais da Agência Duna trabalha nas publicações diferentes ferramentas como:

  • Contratar edição de vídeo
  • Mini-vídeos
  • Carrossel
  • Criação de arte (design)
  • Criação de texto
  • Hashtags 
  • Anúncio pago
  • Planejamento de publicação

Produções da Duna:

Publicação carrossel

Identificando o desejo da marca e conseguimos adaptar as estratégias e ferramentas disponíveis para alcançar o seu objetivo com mais facilidade.

Levando essas pessoas para suas redes sociais, conseguimos direcionar ela para que tenha acesso ao seu conteúdo, sendo ele na própria rede, ou para um link externo. São muitas estratégias que podem ser aplicadas!

Planejamento de conteúdo

Não é só pensar em um tema e fazer uma publicação, tudo precisa ser planejado.

O planejamento de conteúdo é feito de acordo com os objetivos que a marca quer atingir e com os resultados que estão sendo alcançados.

A análise de métricas é feita justamente para avaliar os resultados e interações que as publicações estão conseguindo alcançar. Assim é possível fazer um planejamento relacionando a ideia da marca e o desejo de consumo do público.

Até as ferramentas utilizadas afetam o planejamento. Às vezes os clientes preferem carrossel, às vezes vídeo, talvez publicações com design mais clean faça mais sucesso para uma marca mas não para outra… Enfim, o gerenciamento de redes sociais consegue identificar todos esses sinais e, a partir daí, começar a planejar conteúdos que estejam mais suscetíveis ao retorno de bons resultados.

Tráfego Pago

O tráfego pago é uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair visitantes para uma plataforma.

A empresa vai investir em anúncios online pagos, como diz o nome, e esses anúncios vão impulsionar os acesso a uma página na web, podendo tornar um escritório mais conhecido. A intenção é aumentar a quantidade de clicks, engajamento e clientes.

Essa estratégia vem acompanhada de outras, porque para ela funcionar é preciso um planejamento, acompanhamento contínuo do processo e análise dos resultados obtidos.

O formato desses anúncios também conta na hora de gerar acesso. É preciso identificar bem os tipos de conteúdo que geram tráfego para as redes do seu escritório.

Veja também: tabela de preços social media 2022 e 2023 em redes sociais e preços gestão de redes sociais

SEO

É uma estratégia que visa gerar tráfego orgânico para sites, blogs ou páginas da web.

As técnicas utilizadas na criação de sites no SEO buscam deixar o seu conteúdo em visibilidade nas páginas de pesquisa, só que sem pagar nada. Um dos objetivos é gerar o aumento de tráfego online e consequentemente leads.

A estratégia de SEO pode ajudar o seu escritório alcançar mais clientes, deixando o seu conteúdo no topo das buscas com ferramentas como texto, links, e códigos de programação.

Tornando-se o primeiro das pesquisas, você consegue mais visibilidade e captação de clientes.

Medição de métricas

Monitorar o processo de aplicação das estratégias nas redes é importante para saber qual caminho seguir com o seu marketing.

Existem algumas ferramentas de análise de métricas diferentes, e por elas é possível analisar se as estratégias de marketing aplicadas para aquela marca estão funcionando.

Assim se identifica os erros e acertos, e consegue-se continuar com o trabalho que foi iniciado, ou recalcular os meios que estão sendo utilizados para alcançar aquele objetivo inicial.

Tipos de métricas:

  • ROI (retorno sobre investimento)

●      Sessões do site

  • Ranking nos mecanismos de busca
  • Taxa de conversão
  • Taxa de retenção de clientes

Todas elas vão ajudar a calcular os resultados e a planejar estratégias de marketing de advogado.

A importância de fazer um marketing de advogado

A sua imagem no mercado sempre pode melhorar.

Segundo uma pesquisa da RD Station feita com 297 profissionais de marketing brasileiros, 100% afirmaram usar as mídias sociais na estratégia de marketing.

O advogado, como outros profissionais, e até mesmo empresas, também precisa seguir na adaptação das estratégias de divulgação dos serviços para o marketing digital.

A internet se tornou o maior meio de busca do mundo todo, então migrar e adaptar o seu negócio para divulgação na web é importante para não acabar ficando para trás.

Utilize as redes sociais e o google para iniciar o marketing de advogado. Caso encontre dificuldades na execução do processo, a nossa Agência de Marketing Digital  faz esse tipo de gestão.

Dentro disso, desenvolvemos criação de artes profissionais, criação de conteúdo, planejamento de conteúdo, tráfego pago e muitas outras estratégias de marketing.